A Água, nosso maior bem
“ Os resultados de aprendizagem apresentados pelo projeto são reais. Ao perguntar para a Sofia sobre o projeto, ela nos fala sobre os passeios que fez junto com os colegas a lagoa e a casa do seu Osmar. Onde diz ter na lagoa jacaré e peixinhos coloridos no aquário do seu Osmar. Nós como pais, vimos em seu aprendizado como ela sabe identificar os animais que vivem na água e sua importância. Em outro momento vimos ela desenhar e ao perguntar o que seria. Ela disse ser uma nuvem com chuva. Apesar da pouca idade ela soube desenhar muito bem o que ela diz ser a nuvem com chuva.
VANESSA APARECIDA DEMÉTRIO DE ÁVILA SANTOS | responsável
Pergunta Exploratória
Qual a importância d água para nossa vida?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu no dia 05 de Abril, numa quinta-feira, no período da manhã. Fomos até a lagoa de tratamento do SAMAE, em Jussara, não muito longe da escola, fomos de ônibus e para eles já foi muito divertido, pois gostaram de andar de ônibus e ficaram atentos a tudo que viam pela janela: as casas, os cachorros, as árvores e quando entramos na estrada de chão também viram bois que estavam no pasto.\nChegando lá, fomos recebidos pelo senhor Valter Luiz Bossa, que é o diretor geral do SAMAE (serviço autônomo municipal de água e esgoto) de Jussara, que da represa e ele explicou de maneira simples o funcionamento do local.\nEle explicou que a água que usamos em casa para lavar louça, tomar banho e do vaso sanitário onde fazemos xixi e cocô, vão parar lá naquelas represas para que sejam limpas e possam voltar para o rio.
Objetivos
O tema ÁGUA, NOSSO MAIOR BEM será de grande importância para que as crianças se interarem desde pequenas da importância da água em sua vida. Para que percebam que não existe vida sem água.\nAprender a economizar, cuidar e conservar para não faltar.
Comunidade de Aprendizagem
Rosemeire Pavão: cozinheira de nossa escola, para mostrar as crianças como a água é importante para a preparação de nossos alimentos também.\n\nCícera Maria Reis: recebeu os alunos para mostrar a cascata de água que tem em seu jardim, construída com pedras, enfeitada com sapo e garça de gesso, várias plantas naturais em sua volta e água corrente com várias carpas coloridas.
Articulação com o currículo
Matemática: Contagem oral.\nArtes: Cores, pintura.\nMovimento: Equilíbrio e coordenação, segurar e passar o coco para o amigo.\nLinguagem Oral e Escrita: Leitura feita pelo professor de um texto informativo.\nNatureza e Sociedade: Alimentação.