Poema e poesia, encanto e fantasias
“ Ao trabalhar poesia e leitura em sala de aula, observo que há maior interesse da criança, acredito ser mais interessante e, dessa forma mais produtiva a aula, sem contar a alegria de ouvir meu filho recitar Vinícius de Moraes. Sem dúvida, esse projeto faz muita diferença, afinal, eles aprendem agora e carregam por toda a vida!
Josiane Esparapam | responsável
Pergunta Exploratória
O que você sente ao ouvir uma poesia?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada no Centro Cultural Prefeito Elizeu Lannes do Carmo, contou com a fala do poeta Adeilson Moizés de Oliveira que declamou a poesia de sua autoria Casinha Vermelha, a qual foi feita exclusivamente para o projeto. As crianças ficaram encantadas e curiosas com a forma de apresentação da poesia.
Objetivos
Motivar e desenvolver o prazer em ouvir os diferentes gêneros textuais, a fim de despertar o encantamento, a curiosidade, a capacidade de expressão, de opinião e sentimentos das crianças.
Comunidade de Aprendizagem
Visita ao Centro Cultural Prefeito Elizeu Lannes do Carmo; Visita a construção de uma casa, Estrada Safiras; Construção de uma casa com materiais recicláveis; Composição de poesia com a família e apresentação de um Sarau literário.
Articulação com o currículo
Projeto Poema e poesia, encanto e fantasias; IDENTIDADE E AUTONOMIA: Data de nascimento, escola, moradia, órgãos do sentido, corpo humano, cores. MOVIMENTO: Jogos, expressão corporal, equilíbrio, coordenação motora, dança. MÚSICA: Brincadeira cantada, sons, rimas, ritmo, instrumentos musicais, cantigas; ARTES VISUAIS: Telas, percepção visual, atenção, criatividade, pintura, colagem e recorte. LINGUAGEM: Gêneros textuais, vogais. NATUREZA E SOCIEDADE: Cultura Regional, folclore e meios de comunicação e transporte. MATEMÁTICA: Numerais, conceitos e formas geométricas.