Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Conhecer para aprender
Pergunta Exploratória

Como se pega essa doença? Por que ele usava máscara? Será que ele vai ficar bom?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa surgiu a partir da curiosidade dos alunos a respeito de um colega que está passando por uma leucemia, o mesmo compareceu na escola e os alunos ficaram surpresos, pois se encontrava diferente, com uma máscara no rosto. A partir daí surgiram muitas perguntas: Como se pega essa doença? Por que ele usava máscara? Será que ele vai ficar bom? Após essa visita, as professoras fizeram um momento de conversa para levantar suas curiosidades sobre o assunto, para desmistificar a relação dos alunos com o colega e com a doença. Um segundo momento da expedição foi com o filme O Extraordinário, onde as duas turmas se reuniram para assistir, com a pergunta: O que chamou mais atenção no filme?

Objetivos

O objetivo do projeto é fazer com que os alunos se sensibilizem com relação ao outro, o cuidado que devemos ter e de que forma podemos ser solidários com as pessoas.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, profissionais da área da saúde.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: redação após assistir e comentar sobre o filme - O Extraordinário.
Ciências: conhecer a doença( leucemia), sintomas e tratamento.
Ensino Religioso: sensibilizar os alunos para que ajudem a amenizar o sofrimento das pessoas que passam pelo mesmo tratamento, desenvolvendo a solidariedade e a empatia.


Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F. São João Batista

Turma
4º e 5º ano

Número de alunos
31

Educadores
Debora Xavier e Elenára Ferreira

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Caçapava do Sul

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CACAPAVA DO SUL

Apoiadores
Professores

Assessoria Pedagógica
Leticia Concatto
Este projeto ajudou a esclarecer os alunos sobre a doença e também como podemos amenizar o sofrimento do paciente. \nFoi gratificante poder aprender sobre uma questão tão difícil de abordar, a doença, em especial a leucemia. Achei importantíssimo ter mais conhecimento sobre o tema, para poder passá-lo aos alunos como forma de conhecimento e alerta e unir isso a solidariedade tanto financeira quanto emocional foi muito rico.
Elenára Ferreira e Debora Xavier | Professor(a)