Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Cores Além da Janela Através deste projeto passamos a perceber que a Allana descobriu o sentido das cores. Passou a ficar mais atenta com as cores que está à sua volta. Pôde realizar a experiência de misturar as cores e ver as mesmas se transformarem em outras cores e com isto ela fez com que todas de casa interagissem juntos no projeto, como por exemplo, nos perguntando que cor iria se transformar se ela misturasse o amarelo e azul? Vermelho e Amarelo? Roxo e branco? Enfim...\nFoi através do mesmo que a propiciou uma visualização, exploração, contato, manuseio, de diversos fatores que compõem o mundo das cores. Ela chegou em nossa casa maravilhada pelo passeio, dizendo que até o bezerrinho era branco de manchinhas pretas.\nPassou a observar tudo e todas as cores agora, até os alimentos que estão na mesa ela fala as cores.\nEla está adorando tudo isso e nós só temos a agradecer por estes momentos inesquecíveis!
Nayara de Oliveira Santana | responsável
Pergunta Exploratória

Que cores tem aqui?

Expedição Investigativa

No dia 18/03/2018 foi realizada a expedição investigativa. Os alunos foram no ginásio de esportes, onde participaram de um circuito preparado pela equipe de esportes. O objetivo desse circuito era evidenciar o uso de cores em brincadeiras. As crianças vestiram coletes de cores diferentes para montar as equipes que não teve finalidade de disputa mais sim de participação.

Objetivos

Reconhecer a existência de cores no mundo.\nIdentificar e reconhecer as cores.\nDesenvolver a imaginação.

Comunidade de Aprendizagem

A Comunidade de Aprendizagem foi realizada no dia 20 de agosto de 2018. Foi no Sítio do Seu Miguel Martinez que é Vô do aluno Kaique, que mora com sua mãe e seu irmão junto com seus avós. \n Seu Miguel e Keyla mãe de Kaique nos mostrou tudo do sítio, plantadeira, caminhão e trator que logo todos observaram ser vermelhos. Triturador de ração da cor laranja, a casa verde, as porteiras azuis e marrom, também identificaram que a camisa de seu Miguel era azul e até seus olhos foram percebidos, que eram verdes. A vaca que tiraram leite era preta e branca e também uma marrom inclusive de dois tons. O bezerro que serviu para que as crianças montassem era branco e preto e logo as crianças o chamaram de malhado. E a égua xucra foi a maior sensação, descrita pelos alunos égua marrom com os cabelos marrom claro. Foi Incrível!

Articulação com o currículo

• Linguagem Oral e Escrita – Exposição de ideias.\n• Matemática: Representação bidimensional e tridimensional dos objetos.\n• Identidade e Autonomia: Valorização do diálogo e espeito as características pessoais.\n• Artes: Criação de desenhos para ilustração


Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil

Turma
Pré II D

Número de alunos
16

Educadores
Cacilda Terezinha Tachini Garcia

Estado
Paraná

Município
Jussara

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO JUSSARA

Apoiadores
Prefeitura Municipal de Jussara\nSecretaria Municipal de Educação

Foi muito gratificante ter desenvolvido este projeto em sala. A participação das crianças e dos pais foi além das expectativas. Estou extremamente satisfeita com os resultados alcançados , tanto no que diz respeito a aprendizagem quanto na interação e socialização dos alunos. Foi um sucesso!!!