Era uma vez
Pergunta Exploratória
Quais atividades podem ser desenvolvidas com cada aluno e quais histórias despertam o seu interesse?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada de forma individual, onde foi utilizado como instrumento principal de aprendizagem livros de literatura. Após a contação foram realizadas atividades de leitura e escrita relacionadas as histórias apresentadas. Com isso foi observado quais atividades podem ser desenvolvidas com cada aluno e quais histórias despertam o interesse deles.
Objetivos
Ampliar e desenvolver atividades pedagógicas utilizando como instrumento de aprendizagem livros de história, buscando a partir dos livros o prazer e interesse por atividades de leitura e escrita. Assim como a ampliação de conhecimento, desenvolvimento de jogo simbólico, linguagem e interpretação.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos e professora
Articulação com o currículo
Leitura: Momento de leitura- Levar os alunos na biblioteca para escolher um livro para leitura individual
Interpretação da história (através da escrita, desenho ou releitura)- Construção coletiva de uma história com os alunos do AEE (lúdica)
Alfabetização: Reconhecimento das letras- Atividade com o nome; Identificação das letras nas histórias; Leitura de palavras de sílabas simples; Utilização do alfabeto móvel
Leitura, escrita, motricidade, percepção visual: Usando a tecnologia - Construir histórias e após digitar para colocar no livro da turma