Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Era uma vez
Pergunta Exploratória

Quais atividades podem ser desenvolvidas com cada aluno e quais histórias despertam o seu interesse?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada de forma individual, onde foi utilizado como instrumento principal de aprendizagem livros de literatura. Após a contação foram realizadas atividades de leitura e escrita relacionadas as histórias apresentadas. Com isso foi observado quais atividades podem ser desenvolvidas com cada aluno e quais histórias despertam o interesse deles.

Objetivos

Ampliar e desenvolver atividades pedagógicas utilizando como instrumento de aprendizagem livros de história, buscando a partir dos livros o prazer e interesse por atividades de leitura e escrita. Assim como a ampliação de conhecimento, desenvolvimento de jogo simbólico, linguagem e interpretação.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos e professora

Articulação com o currículo

Leitura: Momento de leitura- Levar os alunos na biblioteca para escolher um livro para leitura individual
Interpretação da história (através da escrita, desenho ou releitura)- Construção coletiva de uma história com os alunos do AEE (lúdica)
Alfabetização: Reconhecimento das letras- Atividade com o nome; Identificação das letras nas histórias; Leitura de palavras de sílabas simples; Utilização do alfabeto móvel
Leitura, escrita, motricidade, percepção visual: Usando a tecnologia - Construir histórias e após digitar para colocar no livro da turma


Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F.São João Batista

Diretor
Ana Rute Menezes Marques

Turma
Atendimento Educacional Especializado- AEE

Número de alunos
9

Educadores
Kamila Paim Machado

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Caçapava do Sul

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CACAPAVA DO SUL

Apoiadores
Professores

Assessoria Pedagógica
Leticia Concatto
Espera-se com esse projeto contribuir com o processo de alfabetização de uma forma lúdica.
Kamila Paim Machado | Professor(a)