Família: Tempo, Espaço e Cultura
Pergunta Exploratória
Como eram os valores, costumes e cultura das famílias de sua época?
Expedição Investigativa
O professor organizou a expedição investigativa juntamente com a coordenação pedagógica. A expedição investigativa foi realizada com professor e alunos da turma do 3º Ano do EF I, realizando visita a uma família que reside no município há mais tempo. Na oportunidade os alunos questionaram sobre como eram os costumes, valores, trabalho, educação, religiosidade e cultura da época.
Objetivos
Identificar valores, costumes e cultura de famílias antigas comparando-as com as atuais, bem como conhecer as origens e o valor da família.
Comunidade de Aprendizagem
Lurdes Tres
Articulação com o currículo
01. Como eram organizadas as famílias antigas? Realizar pesquisa com alunos utilizando jornais, revistas e fazer comparações das famílias antigas em relação às atuais. Montagem de painel ilustrativo utilizando-se de fotos e imagens de revistas e internet que identifique as diferenças das referidas famílias. Desenvolver a expressão oral e escrita através da observação do painel. Compreender o processo da produção do pão junto às merendeiras da escola com a participação dos alunos. Acompanhar a receita passo a passo e colocar a mão na massa. Visita a uma família antiga e verificar costumes. (Ver forno de barro/tijolos). Degustação do pão assado no forno, com chá ou café. Desenvolver problemas matemáticos envolvendo o valor de produtos utilizados para fazer o pão de acordo com a receita, identificando o custo.