Família: Tempo, Espaço e Cultura
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Como eram os valores, costumes e cultura das famílias de sua época?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 O professor organizou a expedição investigativa juntamente com a coordenação pedagógica. A  expedição investigativa foi realizada com professor e alunos da turma do 3º Ano do EF I, realizando visita a uma família que reside no município há mais tempo. Na oportunidade os alunos questionaram sobre como eram os costumes, valores, trabalho, educação, religiosidade e cultura da época. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Identificar valores, costumes e cultura de famílias antigas comparando-as com as atuais, bem como conhecer as origens e o valor da família. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Lurdes Tres 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 01. Como eram organizadas as famílias antigas? Realizar pesquisa com alunos utilizando jornais, revistas e fazer comparações das famílias antigas em relação às atuais. Montagem de painel ilustrativo utilizando-se de fotos e imagens de revistas e internet que identifique as diferenças das referidas famílias. Desenvolver a expressão oral e escrita através da observação  do painel. Compreender o processo da produção do pão junto às merendeiras da escola com a participação dos alunos. Acompanhar a receita passo a passo e colocar a mão na massa.  Visita a uma família antiga e verificar costumes. (Ver forno de barro/tijolos). Degustação do pão assado no forno, com chá ou café. Desenvolver problemas matemáticos envolvendo o valor de produtos utilizados para fazer o pão de acordo com a receita, identificando o custo.