Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Nem todo lixo é lixo “ O projeto ensinou que tudo pode ser reaproveitado, não precisamos colocar tudo fora."
Lindalva Prass | aluno(a)
Pergunta Exploratória

“Será que todo lixo é lixo?”

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi usada como ferramenta para despertar a curiosidade das crianças. Vestidos de detetives, partiram para conhecer a Estação de Transbordo da cidade.

Objetivos

Conscientizar a população de que a separação e a reutilização do lixo é importante.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade escolar

Articulação com o currículo

Produção textual;
Mapa imaginário;
Desenhos;
Relato coletivo do passeio;
Filme “As aventuras de Samy”;
Teatro – “O Monstro do lixo” = apresentação para as outras turmas;
Paródia;
Acróstico;
Livro – O menino que quase morreu afogado no lixo;
Turma da Mônica – Vídeo “É preciso reciclar”; “Um plano para salvar o planeta”; Revista em quadrinhos: “Lixo e Reciclagem”;
Panfletos para distribuir pela comunidade, conscientizando sobre a importância de separar.
Visita à Cooperativa de Catadores de Ibirubá;
Gráficos com informações sobre reciclagem;
Desafios matemáticos com dados coletados;
Trilha matemática;
Gráficos com tempo de decomposição na natureza;
Linha do tempo da evolução da estação de transbordo (do lixão até hoje);
Entrevistas com os pais para ver como era a produção de lixo antigamente (quando não havia garrafa pet...);
Painéis com lixo encontrado na comunidade;
Oficina de reciclagem de papel;
Produção de arte com matéria.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Clara

Turma
3º ano

Número de alunos
8

Educadores
Scheila Dauve Kaderli

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Quinze de Novembro

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUINZE DE NOVEMBRO

Apoiadores
Direção da Escola, Prefeitura de Quinze de Novembro

Esse projeto foi pensado com o objetivo de despertar nos alunos uma consciência ecológica voltada ao reaproveitamento de diversos materiais, de forma simples e dinâmica percebeu-se que cada um tem que fazer a sua parte e buscar alternativas para o lixo que produz.
Scheila Dauve Kaderli | Professor(a)