Nem todo lixo é lixo
“ “ O projeto ensinou que tudo pode ser reaproveitado, não precisamos colocar tudo fora."
Lindalva Prass | aluno(a)
Pergunta Exploratória
“Será que todo lixo é lixo?”
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi usada como ferramenta para despertar a curiosidade das crianças. Vestidos de detetives, partiram para conhecer a Estação de Transbordo da cidade.
Objetivos
Conscientizar a população de que a separação e a reutilização do lixo é importante.
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade escolar
Articulação com o currículo
Produção textual;
Mapa imaginário;
Desenhos;
Relato coletivo do passeio;
Filme “As aventuras de Samy”;
Teatro – “O Monstro do lixo” = apresentação para as outras turmas;
Paródia;
Acróstico;
Livro – O menino que quase morreu afogado no lixo;
Turma da Mônica – Vídeo “É preciso reciclar”; “Um plano para salvar o planeta”; Revista em quadrinhos: “Lixo e Reciclagem”;
Panfletos para distribuir pela comunidade, conscientizando sobre a importância de separar.
Visita à Cooperativa de Catadores de Ibirubá;
Gráficos com informações sobre reciclagem;
Desafios matemáticos com dados coletados;
Trilha matemática;
Gráficos com tempo de decomposição na natureza;
Linha do tempo da evolução da estação de transbordo (do lixão até hoje);
Entrevistas com os pais para ver como era a produção de lixo antigamente (quando não havia garrafa pet...);
Painéis com lixo encontrado na comunidade;
Oficina de reciclagem de papel;
Produção de arte com matéria.