O MUNDO ENCANTADO DAS POESIAS
Pergunta Exploratória
Eu posso fazer uma poesia?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa do projeto foi realizada na biblioteca da EMEI Quatro Irmãos. As crianças foram questionadas a respeito do que podemos encontrar dentro de uma biblioteca. As mesmas citaram peças, jogos, brinquedos, livros e histórias. Neste momento, deu-se uma breve conversa sobre diferentes tipos de texto, onde então introduzimos as poesias. Nesta ocasião, a professora contou às crianças a poesia A Bailarina, sendo questionada se os mesmos poderiam fazer uma poesia.
Objetivos
Despertar nas crianças o gosto pelas poesias, estimulando a sensibilidade, a imaginação e a expressão artística. Almeja-se também, desenvolver o gosto pela linguagem oral e escrita, de modo que, as crianças possam contar poesias de forma clara e objetiva bem como desenvolvam a capacidade de escrever pequenos textos, pequenas poesias (em grupo com auxílio da professora).
Comunidade de Aprendizagem
Estudantes da turma Pré A, pais, professoras e demais funcionários da EMEI Quatro Irmãos.
Articulação com o currículo
*Linguagens: Desenvolvimento da linguagem oral e escrita, produção de poesias curtas individual e em grupo, vocabulário, diferentes gêneros textuais, esquema corporal, cores primárias e secundário, uso e interpretação de variadas formas de representação musicalização, recorte e colagem, rimas;
*Ciências humanas: Respeito as diferenças (personagens trabalhados e suas peculiaridades);
*Matemática: Numerais (1 ao 9), orientação temporal (começo, meio e fim);
*Ciências da natureza: Os cinco sentidos.