Descobrindo o sol
“ Eu gostei muito de visitar a nossa escola antiga, foi tão legal ver nossas salas, refeitório. Tinha muitas árvores, muitas plantas, tantas frutas (laranja, bergamota, banana). O que gostei foi a parte que todos nós comemos as bergamotas e as laranjas.
João Vitor Berté | aluno(a)
Pergunta Exploratória
O que as plantas precisam para crescer?
Expedição Investigativa
A turma do 3º ano realizou a expedição investigativa na antiga escola, localizada na linha Santa Bárbara. Os alunos puderam observar como estão as árvores, sua produção, todos queriam experimentar as frutas que ainda não estavam maduras, ficaram questionado como elas estão bonitas sendo que não tinha ninguém na escola. Além das árvores frutíferas, caminharam pela antiga horta, perceberam que não tinha saladas nem temperos, fizeram comparações de como era e como está, ao final aproveitaram o ambiente e brincaram no campo, na quadra.
Objetivos
Analisar características, como o nascimento de plantas, processo de crescimento, desenvolvimento. Conscientizar os estudantes a importância e cuidado adequado com o solo. Conhecer os tipos de solo, bem como sua adubação.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores e pais. Comunidade.
Articulação com o currículo
Linguagens: * Leitura; * Compreensão e interpretação relatos; * Produção textual; * Expressão oral; * Expressão escrita. * Desenhos; * Pinturas; Dobraduras. Matemática * Histórias matemáticas; * Números naturais. Ensino religioso* Valores fundamentais do ser humano.\nCiências da natureza * Cuidado com o solo; * Tipos de solo; * Plantas como ser vivo; * Partes da planta.