Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Eu combino, eu faço e eu ensino!
Pergunta Exploratória

Como estabelecer regras, limites e boas maneiras em alunos do 3º ano no ambiente escolar de Ensino Fundamental?

Expedição Investigativa

Foram aplicadas entrevistas com os pais. De certa forma a pesquisa familiar tinha a intenção de entender como é a educação em casa. Por conta disso, pode-se perceber que tanto o pai como a mãe colaboram no processo de educar, definindo o que é certo e errado no comportamento das crianças, sendo que esta é um tarefa de fundamental importância. Além disso, consideram que manter uma relação de parceria com o educador contribui na prevenção da indisciplina e no não cumprimento das regras.

Objetivos

Fazer com que haja interação das crianças em um ambiente escolar harmonioso, de forma lúdica, por meio de combinados, através de regras e limites estabelecidos por educadores, juntamente com a contribuição da família, para que elas possam respeitar umas às outras com amor e carinho.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos do 3º ano, da Escola Darvile Dall’ Oglio, pais, professores e comunidade em geral.

Articulação com o currículo

LINGUAGENS: • Compreensão e interpretação de textos; • Leitura; • Ampliação de frases;• Produção de textos; • Introdução ao diálogo; • Criação de histórias em quadrinhos; • Sinônimos e antônimos;
MATEMÁTICA: • Situações problemas;
CIENCIAS NATURAIS E HUMANAS:• Homem e a sociedade; • Valores; • Cultura.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental DR. Darvile Dall\\

Diretor
Patrícia Nazzari

Turma
3º Ano Ensino Fundamental

Número de alunos
19

Educadores
Jaqueline Trentin Agostini

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Jacutinga

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE JACUTINGA

Apoiadores
Sicredi, Smec e comunidade.

Assessoria Pedagógica
Jaíne de Lima Piva
Introduzir os alunos nas regras sociais de boa convivência não algo fácil. É preciso repetição e estratégias para trabalhar essas regrinhas de ouro na diária escolar. Nem sempre os pequeninos são cobrados em casa pela práticas dessas regrinhas. Então, imagino que o trabalho da escola torna-se redobrado.
Jaqueline Trentin Agostini | Professor(a)