OS ANIMAIS
“ "Eu gostei do projeto porque fala dos animais e a gente viu lá na expedição como é bom cuidar dos animais . Eu sou apaixonado pelos animais".
Daniel | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Como eu posso cuidar dos Animais?
Expedição Investigativa
Os alunos fizeram a expedição numa propriedade rural, a mesma possui uma diversidade grande de espécies de animais sob os cuidados de seus donos. Fizeram o percurso da escola até a propriedade com o transporte escolar para que os alunos pudessem observar e conhecer o habitat de cada um, alimentação, características e beleza, bem como o amor que cada um tem para nos oferecer. Eles tiveram a oportunidade de ouvir informações importantes sobre os animais e sentir o quanto é prazeroso poder cuidar diariamente de cada animal que ali estava, tudo feito com muito amor e carinho.
Objetivos
Conhecer as diferentes espécies de animais e suas especificidades, despertando nas crianças o sentimento de amor e cuidado com todos os seres vivos da natureza, conscientizando as crianças sobre a importância do respeito do ambiente em que os animais vivem, os cuidados e proteção com os mesmos.
Comunidade de Aprendizagem
Serão envolvidos no projeto alunos, professores, família, escola e comunidade em geral.
Articulação com o currículo
LINGUAGENS: Produção textual, leitura e dramatização, expressão oral, jogos e brincadeiras envolvendo todas as espécies de animais.
CIÊNCIAS DA NATUREZA: Estudar os animais (características, alimentação, habitat, animais em extinção, natureza e sua preservação no controle das espécies). O lixo (como fazer seu procedimento correto para não causar danos aos animais e a natureza). O uso de venenos e sua contribuição na extinção de espécies
MATEMÁTICA: Histórias matemáticas envolvendo as quatro operações, sequencias envolvendo números, raciocínio lógico.
ENSINO RELIGIOSO: Valores.* Atividade com a sacola do conto envolvendo os pais;* Informativos;* Palestra sobre animais peçonhentos (como prevenir);* Histórias lidas e contadas;*Diferentes tipos de textos;* Jogos pedagógicos;\n* Painéis com figuras letras;* Vídeos e filmes contando histórias;* Ditado usando a caixa surpresa envolvendo as diferentes espécies;* Confecção de livros, panfletos, cartazes;* Pesquisa.