SUSTENTABILIDADE: COLETA SELETIVA DE LIXO
Pergunta Exploratória
Nossos alunos e suas famílias estão fazendo a coleta seletiva do lixo de forma correta?
Expedição Investigativa
Visita em algumas famílias da comunidade. Observação e questionamentos orais sobre o destino do lixo. Foi enviado para casa de cada aluno da turma, um questionário sobre o lixo. 50% das casas fazem a separação, mas não de forma correta e os outros 50% não realizam a separação, o que deixou os alunos preocupados e com o dever de auxiliar nessa seletividade.
Objetivos
Despertar em nossos alunos a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, visando o bem do meio ambiente.
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade escolar, professores, pais.
Articulação com o currículo
Linguagens: Prática oral e escrita de textos informativos, estudo sobre o tema, produção de pequenos textos, frases e criação de diálogos. Teatro e representação através do desenho, confecção de lixeiras Matemática: Cálculos matemáticos envolvendo a quantidade de lixo produzida, problematizações e jogos. Ciências da natureza: O ser humano e a saúde, prática seletiva do lixo e reciclagem. \nEstudos Sociais-Conservação do Meio Ambiente. Ensino Religioso: Conscientização (Preservação do Meio Ambiente, para as futuras gerações).