BRINCANDO E APRENDENDO A CUIDAR DO MEIO AMBIENTE: LIXO X POLUIÇÃO
Pergunta Exploratória
Onde podemos aprender e aprender o quê?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu no arredores da escola. Realizamos caminhadas e visitas em casas vizinhas, onde puderam observar a organização das residências e o trajeto percorrrido. No trajeto, as crianças iam comentando o que viam e o que acreditavam que era ou não correto. Nas residências, puderam observar e perguntar sobre tudo o que eles viam, sobre a organização da propriedade, enfatizaram bastante a questão do lixo e da poluição.
Objetivos
Despertar nos educandos a consciência de que nossas atitudes refletem no meio ambiente, demostrando a importância de cada um fazer a sua parte, para contribuir na correta forma de descarte do lixo, refletindo diretamente na poluição .
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade escolar, professores, pais e alunos.
Articulação com o currículo
Linguagens: Textos de diferentes gêneros (leitura, produção); Linguagem oral; Linguagem não verbal: imagens, figuras, gestos; Linguagem escrita. Jogos sensoriais, motores, mímicos, esportivos e cooperativos; Exercícios posturais; Rodas cantadas. Artesanato; Motricidade fina; Desenho; Pintura; Recorte; Colagem; Gravura; Fotografia; Pintura com diferentes recursos.\nMatemática: Números naturais; Números ordinais; Operações com números naturais; Histórias matemáticas; Tabelas e gráficos.\nCiências da natureza: Ambiente em que vivemos; Natureza: valorização e preservação; Meio ambiente: poluição e lixo; Reciclagem. \nEstudos humanas: Aspectos sociais e econômicos; Cultura local; Família; Datas comemorativas; Mudanças e permanências (gostos e características).\nEnsino religioso: Valores.