Classificação: Saúde
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
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Projeto

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E QUALIDADE DE VIDA Através do projeto participamos de atividades variadas e muito participativas, envolvendo todas as áreas do conhecimento, reconhecendo a importância das pessoas se alimentarem bem para cultivar sua boa saúde. Todos se empenharam na realização de todas as etapas do projeto e aprendemos muitas coisas novas, pesquisando em casa, na escola e com pessoas da nossa comunidade.
Anita Suelen Soares de Oliveira | aluno(a)
Pergunta Exploratória

• Os alimentos que você ingere possuem os nutrientes necessários para o seu organismo?

Expedição Investigativa

No dia 17/04/18 os estudantes participaram da expedição investigativa no refeitório da escola: foram colocados em uma mesa alimentos saudáveis (batata-doce, maçã, sanduíche natural e iogurte produzido pelas merendeiras da escola e sem conservantes); em outra mesa foram colocados alimentos industrializados (salgadinho, bolacha recheada, chocolate e refrigerante). Os alunos foram convidados a se servir livremente e a marcar suas escolhas em uma tabela organizada em um mural. Após o lanche foram analisados os dados e discutidos à luz da boa pergunta: 80% dos estudantes escolheram apenas alimentos industrializados para se alimentar. Este percentual foi explicitado em gráfico e a partir do mesmo se deu a problematização do projeto.

Objetivos

Compreender a importância de consumir alimentos saudáveis e sua relevância para cultivar uma boa saúde física e nutricional, reconhecendo os nutrientes que o corpo humano precisa e as propriedades que formam as diferentes categorias de alimentos.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade escolar, Técnicos da Emater, Nutricionista do Centro Municipal de Saúde e Professores de Educação Física.

Articulação com o currículo

Área da Linguagem: Leitura, Produção de Textos, Interpretação de Texto, Diferentes gêneros textuais.
Áreas Humanas: Períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais, Formação Terrestre, Sistema Feudal, Regiões Geográficas do Brasil, Revolução Industrial, República Velha e o Período da Política Café-com-leite, Acordos dos mercados comuns no mundo.
Ciências Naturais: Fotossíntese, Cadeia Alimentar, Alimentação dos seres vivos, Formas de Energia, Composição dos alimentos, Transformação dos alimentos e absorção da energia pelo corpo.
Educação Física: IMC (índice de Massa Corporal), Sedentarismo, Benefícios das atividades físicas, Gasto calórico por atividade física.
Ciências Exatas: Quatro Operações, Divisibilidade, Unidades de Medida, Frações, Gráficos, ∏ (Pi) e Porcentagem.


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual Marechal Rondon

Diretor
Marilei do Carmo Berton

Turma
6º ao 9º anos do Ens. Fundamental

Número de alunos
15

Educadores
Cleusa Maria Tribola, Cristiane Brustolin Lopes, Janete de Mattos Marcante, Judite Berton e Verlane Sebem

Estado
Rio Grande do Sul

Município
David Canabarro

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE DAVID CANABARRO

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Assessoria Pedagógica
Carla Luiza Vicenzi - Ideau Faculdades
O projeto que realizamos neste ano letivo mobilizou todas as turmas do 6º ao 9º ano, pois foram os estudantes que opinaram na definição do tema, participaram da expedição investigativa e pesquisaram nas atividades propostas. Foi reconhecido um contexto interdisciplinar dentro do currículo escolar, na medida em que uma mesma pesquisasse tornou objeto de estudo das diferentes áreas, trocando conhecimentos e possibilitando formar relações entre os saberes. Por isso, acreditamos que o PUFV traz contribuições a nós educadores e também aos estudantes, porque permite ensinar sem fragmentar os conhecimentos.
Professores de 6º a 9º anos | Professor(a)