ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E QUALIDADE DE VIDA
“ Através do projeto participamos de atividades variadas e muito participativas, envolvendo todas as áreas do conhecimento, reconhecendo a importância das pessoas se alimentarem bem para cultivar sua boa saúde. Todos se empenharam na realização de todas as etapas do projeto e aprendemos muitas coisas novas, pesquisando em casa, na escola e com pessoas da nossa comunidade.
Anita Suelen Soares de Oliveira | aluno(a)
Pergunta Exploratória
• Os alimentos que você ingere possuem os nutrientes necessários para o seu organismo?
Expedição Investigativa
No dia 17/04/18 os estudantes participaram da expedição investigativa no refeitório da escola: foram colocados em uma mesa alimentos saudáveis (batata-doce, maçã, sanduíche natural e iogurte produzido pelas merendeiras da escola e sem conservantes); em outra mesa foram colocados alimentos industrializados (salgadinho, bolacha recheada, chocolate e refrigerante). Os alunos foram convidados a se servir livremente e a marcar suas escolhas em uma tabela organizada em um mural. Após o lanche foram analisados os dados e discutidos à luz da boa pergunta: 80% dos estudantes escolheram apenas alimentos industrializados para se alimentar. Este percentual foi explicitado em gráfico e a partir do mesmo se deu a problematização do projeto.
Objetivos
Compreender a importância de consumir alimentos saudáveis e sua relevância para cultivar uma boa saúde física e nutricional, reconhecendo os nutrientes que o corpo humano precisa e as propriedades que formam as diferentes categorias de alimentos.
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade escolar, Técnicos da Emater, Nutricionista do Centro Municipal de Saúde e Professores de Educação Física.
Articulação com o currículo
Área da Linguagem: Leitura, Produção de Textos, Interpretação de Texto, Diferentes gêneros textuais.
Áreas Humanas: Períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais, Formação Terrestre, Sistema Feudal, Regiões Geográficas do Brasil, Revolução Industrial, República Velha e o Período da Política Café-com-leite, Acordos dos mercados comuns no mundo.
Ciências Naturais: Fotossíntese, Cadeia Alimentar, Alimentação dos seres vivos, Formas de Energia, Composição dos alimentos, Transformação dos alimentos e absorção da energia pelo corpo.
Educação Física: IMC (índice de Massa Corporal), Sedentarismo, Benefícios das atividades físicas, Gasto calórico por atividade física.
Ciências Exatas: Quatro Operações, Divisibilidade, Unidades de Medida, Frações, Gráficos, ∏ (Pi) e Porcentagem.