Classificação: Esporte
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O MEU CONHECIMENTO E A COPA DO MUNDO O Programa A União Faz a Vida é muito importante, porque une os alunos, fazendo-os pensar e dialogar. Isso nos ensina a conhecer o lado bom da vida e cooperar.
Débora Antunes dos Santos | aluno(a)
Pergunta Exploratória

De que forma o futebol interfere na vida das pessoas?

Expedição Investigativa

- Na primeira etapa reunimos os alunos de 5º ao 9º anos e os dividimos em grupos;
- Lançamos a pergunta: De que forma o futebol interfere na vida das pessoas?
- Cada grupo discutiu a pergunta e registrou a discussão;
- Foi organizado um questionário aos pais a mesma pergunta: De que forma o futebol interfere na vida das pessoas?
- Os questionários foram analisados e as respostas tabuladas em gráficos;
- Na segunda etapa foram organizados jogos pelos próprios estudantes, orientados pelos professores. Cada grupo de estudante ficou com a função de observar, de registrar comportamentos, participar dos jogos e outras atividades;
- As observações e registros foram debatidos em sala de aula pelo grupo de estudantes, sob a orientação dos professores.

Objetivos

Compreender a influência que o futebol exerce na vida das pessoas nos aspectos sociais, econômicos, culturais e históricos, visando o desenvolvimento de valores, através da interdisciplinaridade dos conteúdos.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade escolar com enfoque em alunos de 5º ao 9º anos, professores, gestora, funcionários e pais.

Articulação com o currículo

- Artes: Desenho, pintura, colagem, modelação e construção de bandeiras dos países envolvidos na copa do mundo ;
- Ciências: Reconhecimento dos alimentos de cada país, seus nutrientes e hábitos de alimentação; Listas e tabelas dos nutrientes dos alimentos; Alimentação saudável;
- Educação Física: Organização de jogos; Ritmo corporal em jogos; Esquema tático; Ídolos nos times;
- Ensino Religioso: Especificidade religiosa de cada país;
- Língua Portuguesa: Produção e leitura de textos; Exploração da linguagem oral e escrita; Interpretação e produção de textos de diversos gêneros; Valorização da escrita como produto cultural do ser humano;
- Filosofia: Mitos, ditos populares, valores e questões éticas de cada país;
- História: História de cada país, reconhecendo a história como produto cultural do ser humano;
- Geografia: Gráficos e Mapas;
- Matemática: Tabelas e gráficos (construção e interpretação); Quatro operações; Porcentagem;
- Língua Inglesa: Vocabulário, leitura e tradu


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Torres Homem

Diretor
Grace Meri Possan Galvan

Turma
5º ao 9º anos do Ensino Fundamental

Número de alunos
32

Educadores
Arlete Pessotto, Claudete Maria D’Agostini, Ércio Vidi, Grace Meri Possan Galvan, Liana Raquel Sibem, Lorete I.C. Didó, Mauricio Dalamaria, Renata Cristina M. Pozzan e Sandra M.R. Correa

Estado
Rio Grande do Sul

Município
David Canabarro

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE DAVID CANABARRO

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Assessoria Pedagógica
Carla Luiza Vicenzi - Ideau Faculdades
A Metodologia do programa é uma ferramenta para integrar a prática pedagógica da escola de forma interdisciplinar, dividindo experiências e angústias, bem como facilitando o trabalho cooperativo entre as diferentes áreas do conhecimento, no sentido de agregar significado ao objeto em estudo.
Grace Meri Possan Galvan | Professor(a)