O MEU CONHECIMENTO E A COPA DO MUNDO
“ O Programa A União Faz a Vida é muito importante, porque une os alunos, fazendo-os pensar e dialogar. Isso nos ensina a conhecer o lado bom da vida e cooperar.
Débora Antunes dos Santos | aluno(a)
Pergunta Exploratória
De que forma o futebol interfere na vida das pessoas?
Expedição Investigativa
- Na primeira etapa reunimos os alunos de 5º ao 9º anos e os dividimos em grupos;
- Lançamos a pergunta: De que forma o futebol interfere na vida das pessoas?
- Cada grupo discutiu a pergunta e registrou a discussão;
- Foi organizado um questionário aos pais a mesma pergunta: De que forma o futebol interfere na vida das pessoas?
- Os questionários foram analisados e as respostas tabuladas em gráficos;
- Na segunda etapa foram organizados jogos pelos próprios estudantes, orientados pelos professores. Cada grupo de estudante ficou com a função de observar, de registrar comportamentos, participar dos jogos e outras atividades;
- As observações e registros foram debatidos em sala de aula pelo grupo de estudantes, sob a orientação dos professores.
Objetivos
Compreender a influência que o futebol exerce na vida das pessoas nos aspectos sociais, econômicos, culturais e históricos, visando o desenvolvimento de valores, através da interdisciplinaridade dos conteúdos.
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade escolar com enfoque em alunos de 5º ao 9º anos, professores, gestora, funcionários e pais.
Articulação com o currículo
- Artes: Desenho, pintura, colagem, modelação e construção de bandeiras dos países envolvidos na copa do mundo ;
- Ciências: Reconhecimento dos alimentos de cada país, seus nutrientes e hábitos de alimentação; Listas e tabelas dos nutrientes dos alimentos; Alimentação saudável;
- Educação Física: Organização de jogos; Ritmo corporal em jogos; Esquema tático; Ídolos nos times;
- Ensino Religioso: Especificidade religiosa de cada país;
- Língua Portuguesa: Produção e leitura de textos; Exploração da linguagem oral e escrita; Interpretação e produção de textos de diversos gêneros; Valorização da escrita como produto cultural do ser humano;
- Filosofia: Mitos, ditos populares, valores e questões éticas de cada país;
- História: História de cada país, reconhecendo a história como produto cultural do ser humano;
- Geografia: Gráficos e Mapas;
- Matemática: Tabelas e gráficos (construção e interpretação); Quatro operações; Porcentagem;
- Língua Inglesa: Vocabulário, leitura e tradu