VIAJANDO NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO COM AS HISTÓRIAS INFANTIS
“ "Através do projeto do Programa União Faz a Vida estou ouvindo muitas histórias bem legais, fazendo atividades e estou bem feliz porque estou aprendendo com alegria."
Mauren Tailiny Babicz | aluno(a)
“ "Acredito que o Programa A União faz a Vida fortalece o aprendizado dos alunos. O Projeto Viajando no Mundo da Imaginação com as histórias infantis está sendo muito importante, principalmente por desenvolver a criatividade e a imaginação das crianças, além de tornar as aulas mais atrativas".
Marisa Polazzo Schell | responsável
Pergunta Exploratória
Como podemos aprender? O que aprendemos no percurso do passeio?
Expedição Investigativa
No dia 13 de abril do presente ano, os Estudantes da turma do 1º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Floriano Peixoto fizeram a sua primeira Expedição Investigativa. A mesma foi realizada em algumas ruas da cidade de Floriano Peixoto. Os estudantes puderam verificar a existência de diferentes formas de escrita em placas de trânsito, placas com o nome das ruas, fachadas de identificação em lojas, restaurantes, cooperativas de crédito, escola e prefeitura. Através deste passeio, foi possível despertar ainda mais o interesse das crianças pela leitura e escrita, uma vez estas fazem parte de suas vidas, mas nem sempre são valorizadas e compreendidas de maneira correta.
Objetivos
O presente projeto tem como objetivo proporcionar momentos de prazer através de histórias, incentivando os estudantes a explorar o faz de conta para ampliar o vocabulário, desenvolver o diálogo e a expressão, interpretar e compreender o mundo, organizar o pensamento, despertando a imaginação e a curiosidade.
Comunidade de Aprendizagem
Participam do projeto: estudantes da turma do 1º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Direção, Professores e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Como surgiu a escrita? \nLinguagem: Frase, acentuação, pontuação. \nCiências Humanas: História da escrita. Ciências da Natureza: Instrumentos usados na escrita (pedra, lápis, giz, carvão). \nMatemática: Números ordinais e cardinais. Para que serve a leitura e a escrita? \nLinguagem: Vocabulário, cores, diferentes texturas, gêneros textuais (bilhete, carta, convite). \nCiências humanas: valores, diversidade.