Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

COOPERAÇÃO: DA ESCOLA AO MUNDO LÁ FORA "Foi muito legal participar do projeto da abelhinha, porque brinquei com ela, li a historinha para ela e meus pais e joguei o quebra-cabeça. Primeiro achei difícil, mas depois foi bem bom. Aprendi muitas coisas, principalmente que devemos ajudar os outros sem pedir nada em troca".
Jeciane Casanova | aluno(a)
"Recebemos a visita da abelhinha do Projeto "A União Faz a Vida" em nossa casa e foi muito divertido.O Ernesto brincou muito com ela, assistiram televisão juntos, foram escovar os dentes juntos e até fizeram um soninho juntos. Foi uma experiência muito proveitosa e o Ernesto adorou ter essa companheirinha muito especial".
Fernanda Tognon | responsável
Pergunta Exploratória

O que você entende por cooperação?

Expedição Investigativa

A abelha de pelúcia símbolo do Programa irá visitar as casas dos estudantes dentro de uma sacola que contém: uma história infantil relacionada ao assunto que deverá ser lida juntamente com a família, dois quebra-cabeças (um mais simples e outro mais complexo) referente a história, um caderno de registros no qual deverá ser respondido os seguintes questionamentos: O que você entende por cooperação? Você é cooperativo? Quando? Como? O que podemos fazer para que haja mais cooperação em todos os ambientes? Também recortar figuras ou imagens que representam momentos ou atitudes de Cooperação.

Objetivos

Identificar as próprias ações e as dos colegas relativas a atitudes cooperativas, percebendo a importância da cooperação para resolver uma mesma situação-problema. Conhecer e analisar relatos de situações de cooperação vividas entre as pessoas em casa, na escola, na rua e em outros espaços sociais.

Comunidade de Aprendizagem

Para o desenvolvimento desse Projeto, serão envolvidos: estudantes e seus familiares, professores, Direção.

Articulação com o currículo

O que você entende por cooperação?\nLinguagem: Oralidade. Produção textual. Ampliação do vocabulário. Uso do dicionário.\nO que podemos fazer para que haja mais cooperação em todos os ambientes?\nEnsino Religioso: Cooperação. Matemática: Raciocínio Lógico.\nCiências Humanas: Diversidade cultural. \nVocê é cooperativo? Quando? Como? Linguagem: Brincadeiras e jogos cooperativos.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Floriano Peixoto

Diretor
Danieze Vanesa Langoski Mazureck

Turma
Educação Infantil e Ensino Fundamental

Número de alunos
84

Educadores
Todos os professores que trabalham na Escola.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Floriano Peixoto

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE FLORIANO PEIXOTO

Apoiadores
Sicredi, Smec e comunidade.

Assessoria Pedagógica
Jaíne de Lima Piva
Este projeto é de grande valia, pois nos proporciona uma maior sensibilização no que se refere ao conceito da palavra cooperação. Repensando as nossas ações, podemos criar um ambiente mais harmônico, solidário, onde a cooperação aconteça de forma natural e espontâneas, nas atividades cotidianas. O objetivo é conscientizar os estudantes a respeito da importância de cooperar com o próximo.
Danieze Vanesa Langoski Muzureck | Professor(a)