UM OLHAR PARA O LIXO
“ "O projeto é legal, porque conhecemos lugares novos, com árvores, flores e água. Aprendemos sobre a natureza."
André Lucas Gubert | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Como as pessoas vivem?
Expedição Investigativa
A professora juntamente com a diretora, monitora e estudantes da escola, iniciaram a expedição pela rota turística Caminho das Flores, cores e sabores. Durante o passeio os estudantes observaram que haviam muitas plantas, árvores e flores. Outro ponto observado e comentado durante a expedição foi a água limpa, e o chão sem lixo. Durante o passeio os estudantes demonstraram interesse sobre o chão limpinho e sem nenhum lixo, desejando saber mais sobre o cuidado com o espaço. Concluíram que as pessoas cuidavam muito desse local.
Objetivos
Sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos à natureza como: poluição, desmatamento, queimadas, extinção de animais e outros, estimulando assim o interesse, e especialmente enfatizar a problemática do lixo e a solução oferecida pela reciclagem.
Comunidade de Aprendizagem
Estão participando deste projeto os estudantes do Pré B, professora Ana Paula Gross, estagiária Andressa Levinski e diretora Nilza Metzger.
Articulação com o currículo
Porque devemos cuidar do meio ambiente? Língua Portuguesa: Expressão e comunicação oral.Diferentes texturas, musicalidade. Ciências da Natureza: Meio ambiente, saúde (hábitos saudáveis). Aonde devemos colocar o lixo ? Como separar o lixo? Língua Portuguesa: expressão e comunicação oral, ampliação do vocabulário, letra inicial das palavras. Matemática: noções de número e quantidade, seriação e classificação, espaço e forma, formas geométricas. Ciências da Natureza: meio ambiente (observação da natureza). Ao cuidarmos da natureza o que estamos evitando? Língua Portuguesa: expressão e comunicação oral, ampliação do vocabulário. Matemática: noções de números e quantidades, espaço e forma. Ciências da natureza: meio ambiente (observação da natureza). Artes: diferentes texturas.