Classificação: Esporte
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Vivenciando limites: eu aprendo através dos jogos
Pergunta Exploratória

- O que é regra? - Quem pode jogar na quadra sintética? - Qual o horário de funcionamento e o valor? - O que acontece com quem não cumpre as regras? - Em que outro lugar existem regras?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada na quadra sintética do município. Os alunos conheceram o local e conversaram com o professor Glênio Frighetto que lá se encontravam.\nAo retornar para a escola foi realizada uma roda de conversa para a socialização.

Objetivos

Vivenciar jogos e atividades lúdicas, que possibilitem compreender a necessidade do respeito ao outro, percebendo que existem limites e combinados para boa convivência em grupo.

Comunidade de Aprendizagem

-

Articulação com o currículo

01- Quais as regras e comportamento de um jogo de futebol? - Leitura e interpretação do texto “Futebol de rua” Luís Fernando Veríssimo; Filme sobre futebol: “Um time show de bola”. Produção textual e reprodução do filme através de desenho; Estudo das regras de futebol. 02-Qual a importância do esporte em nossa vida? Palestra sobre a importância de seguir as regras no jogo e na vida; Produzir um texto sobre a fala do palestrante.03- O que é cooperação e cidadania? - leitura de texto motivacional sobre Valores “Respeito”, “Cooperação” e “Cidadania”;Confeccionar o cartaz dos combinados da sala (regras básica da convivência). 04- Como é a vida dos jogadores?\nO que preciso para participar de um time profissional? - Roda de conversa com professor de educação física que tentou a vida de jogador profissional baseado no questionário elaborado em aula; Pesquisa sobre a história de vida reais de jogadores que os alunos admiram; Filme: “O nascimento de uma lenda”.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental União

Turma
4º Ano

Número de alunos
14

Educadores
Verli Casal

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Pinhal

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PINHAL

Apoiadores
-

Foi trabalhado até o momento com várias ações e teve o envolvimento de todos e foi muito produtivo pela deles em trabalhar junto e se respeitando e obedecendo as regras que devemos seguir para viver melhor.