Vivenciando limites: eu aprendo através dos jogos
Pergunta Exploratória
- O que é regra? - Quem pode jogar na quadra sintética? - Qual o horário de funcionamento e o valor? - O que acontece com quem não cumpre as regras? - Em que outro lugar existem regras?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada na quadra sintética do município. Os alunos conheceram o local e conversaram com o professor Glênio Frighetto que lá se encontravam.\nAo retornar para a escola foi realizada uma roda de conversa para a socialização.
Objetivos
Vivenciar jogos e atividades lúdicas, que possibilitem compreender a necessidade do respeito ao outro, percebendo que existem limites e combinados para boa convivência em grupo.
Comunidade de Aprendizagem
-
Articulação com o currículo
01- Quais as regras e comportamento de um jogo de futebol? - Leitura e interpretação do texto “Futebol de rua” Luís Fernando Veríssimo; Filme sobre futebol: “Um time show de bola”. Produção textual e reprodução do filme através de desenho; Estudo das regras de futebol. 02-Qual a importância do esporte em nossa vida? Palestra sobre a importância de seguir as regras no jogo e na vida; Produzir um texto sobre a fala do palestrante.03- O que é cooperação e cidadania? - leitura de texto motivacional sobre Valores “Respeito”, “Cooperação” e “Cidadania”;Confeccionar o cartaz dos combinados da sala (regras básica da convivência). 04- Como é a vida dos jogadores?\nO que preciso para participar de um time profissional? - Roda de conversa com professor de educação física que tentou a vida de jogador profissional baseado no questionário elaborado em aula; Pesquisa sobre a história de vida reais de jogadores que os alunos admiram; Filme: “O nascimento de uma lenda”.