Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

FINALIZANDO O 9º ANO... E AGORA? “O projeto é um benefício para nós alunos. A transição entre o ensino fundamental e o ensino médio se torna algo muito importante, começamos a pensar no futuro e o que iremos querer para nossas vidas. Visitando outros colégios, conseguimos ter uma ideia mais ampla de como cada um funciona, proporcionando mais portas para serem abertas.”
Évelyn Cristina Zambilo | aluno(a)
“Gostei muito da iniciativa, pois a escola está proporcionando a nossos filhos conhecer outras escolas e ajudando eles decidirem qual será melhor para o ensino médio”.
Ana Pietrobom Vogel | responsável
Pergunta Exploratória

Em que colégio vou fazer o Ensino Médio? Ou o será que vou fazer um Técnico?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa realizou-se com a visita à Escola Estadual Ipiranga do Sul, onde os alunos do 9º conheceram o espaço físico, a metodologia utilizada pelos professores, as disciplinas trabalhadas, a filosofia da escola bem como suas regras. Também ouviram depoimentos dos alunos do Ensino Médio relatando como se sentem, como são tratados e suas expectativas em relação ao ensino nesta instituição.

Objetivos

Contribuir de forma efetiva para que a transição escolar do Ensino Fundamental para o Ensino Médio seja o menos traumática e angustiante possível para os alunos orientando e tirando dúvidas em relação ao novo espaço que os espera.

Comunidade de Aprendizagem

Este projeto envolverá alunos do 9º ano, professores, família dos alunos e psicólogos.\nAlunos e professores das escolas visitadas.

Articulação com o currículo

Mudanças que ocorrem nessa fase, sejam elas fisiológicas ou intelectuais. A separação da disciplina de Ciências em outras: Biologia, Química e Física. Explorar as filosofias e contextos das escolas visitadas. Habilidades e competências. Autoestima. Projeto de Vida.\n\nESTRATÉGIAS \n- Organizar visitas a unidades de Ensino Médio da região. \n- Orientar os jovens sobre a importância de escolher uma escola perto de casa. \n- Sugerir para os alunos que não trabalham que cursem o período diurno. \n- Promover encontros de ex-alunos. \n- Teste vocacional.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOM JOÃO BECKER

Diretor
Silvia Negri Schreiner

Turma
9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Número de alunos
16

Educadores
Fabiane Turella Pedrozo Tomassini e Roselene F.F. Dall1Agnol

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ipiranga do Sul

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IPIRANGA DO SUL

Apoiadores
Sicredi, Smec e comunidade.

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
Vejo essa transição do 9º ano para o ensino médio dividida em duas esferas. Uma no lado acadêmico, pois esse é um momento em que a sociedade entende que o aluno está entrando na vida adulta e se preparando para o vestibular e para futuramente ter uma profissão. Tem outro lado que é a questão da própria identidade deles. Tenho a impressão de que eles sentem que precisam abandonar a infância de vez, ainda mais aqui (Colégio de Ipiranga do Sul) que, na passagem para o Ensino Médio, já não precisam mais usar uniforme. E essa passagem é muito simbólica, pois quando você compara como eles eram no 9º ano com uniforme e como eles são agora sem, é muito diferente, porque parece que eles se permitem reconhecer a própria identidade, afinal a roupa é um mecanismo de se mostrar para o mundo.
Fabiane Turella Pedrozo Tomassini | Professor(a)