Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

CONHECENDO O MEU MUNICÍPIO “O nosso município é importante e eu quero aprender mais sobre ele”.\n“É importante estudar o município porque eu gosto de morar aqui e não gostaria de morar em outro lugar”.\n“Poderemos conhecer melhor a cidade, conhecer a história das casas antigas, falar com moradores antigos”.
Luis Henrique Ceron Soares; Thiago Battesini Inocente e Ana Luísa Dall’Agnol | aluno(a)
“Acho muito importante o tema do projeto. Com isso, os alunos poderão ver que nada nasce pronto. O município de Ipiranga do Sul foi feito por várias pessoas que há 30 anos praticamente abandonaram seus trabalhos indo dezenas de vezes a Porto Alegre. Parabéns pela ideia”.\n“Considero importante que as crianças conheçam a história do nosso município por ser nele que vivem e, assim desenvolvem respeito por suas origens”.
Célio Pinheiro e Francieli Simioni | responsável
Pergunta Exploratória

Como é o município de Ipiranga do Sul?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa realizou-se com os alunos da turma do 4º ano, em um passeio pelas ruas do município de Ipiranga do Sul, onde observou-se alguns pontos de referência.

Objetivos

Conhecer e valorizar a história do nosso município onde vivemos, percebendo-se como parte integrante e cidadão deste município.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, pais, professores, direção da Escola Dom João Becker e moradores do município de Ipiranga do Sul.

Articulação com o currículo

Matemática: Cálculos envolvendo as quatro operações; Gráficos e tabelas; Sistema monetário\nSituações- problema.\nLingua Portuguesa: Gramática; Compreensão e interpretação de textos de diversas tipologias;\nOrtografia; Produção textual.\nGeografia: Localização; Limites do município; Zona urbana e rural; Mapas; Atividades econômicas do município; \nHistória: História do município; Etnias.\nCiências: Meio ambiente (água, lixo animais..); Principais culturas do nosso município (soja, milho).\n\n\nESTRATÉGIAS \nPalestra com moradores antigos do município\nPasseio nas comunidades do Município\nEntrevistas \nVisitas \nRelatórios\nConstrução de maquetes\nElaboração de poesias e poemas\nPequisas \nComparação de fotos antigas\nQuebra cabeça de fotos do município\nTrabalho de recriação da história: A rua de Marcelo e a cidade das histórias.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOM JOÃO BECKER

Diretor
Silvia Negri Schreiner

Turma
4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Número de alunos
19

Educadores
Eliane de Pierri Ubert Sbeghen e Juliana Gobbo

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ipiranga do Sul

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IPIRANGA DO SUL

Apoiadores
Sicredi, Smec e comunidade.

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
É importante instigar no aluno o desejo pela pesquisa e a iniciativa de buscar por ele mesmo, conhecer melhor a história e a formação do local onde moram. Ao explicar para a turma como as atividades ocorreram, os alunos demonstraram empolgação e curiosidade para conhecer pontos de referência e também conversar com pessoas que conhecem melhor a história do município.
Juliana Carla Gobbo | Professor(a)