CONHECENDO O MEU MUNICÍPIO
“ “O nosso município é importante e eu quero aprender mais sobre ele”.\n“É importante estudar o município porque eu gosto de morar aqui e não gostaria de morar em outro lugar”.\n“Poderemos conhecer melhor a cidade, conhecer a história das casas antigas, falar com moradores antigos”.
Luis Henrique Ceron Soares; Thiago Battesini Inocente e Ana Luísa Dall’Agnol | aluno(a)
“ “Acho muito importante o tema do projeto. Com isso, os alunos poderão ver que nada nasce pronto. O município de Ipiranga do Sul foi feito por várias pessoas que há 30 anos praticamente abandonaram seus trabalhos indo dezenas de vezes a Porto Alegre. Parabéns pela ideia”.\n“Considero importante que as crianças conheçam a história do nosso município por ser nele que vivem e, assim desenvolvem respeito por suas origens”.
Célio Pinheiro e Francieli Simioni | responsável
Pergunta Exploratória
Como é o município de Ipiranga do Sul?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa realizou-se com os alunos da turma do 4º ano, em um passeio pelas ruas do município de Ipiranga do Sul, onde observou-se alguns pontos de referência.
Objetivos
Conhecer e valorizar a história do nosso município onde vivemos, percebendo-se como parte integrante e cidadão deste município.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, pais, professores, direção da Escola Dom João Becker e moradores do município de Ipiranga do Sul.
Articulação com o currículo
Matemática: Cálculos envolvendo as quatro operações; Gráficos e tabelas; Sistema monetário\nSituações- problema.\nLingua Portuguesa: Gramática; Compreensão e interpretação de textos de diversas tipologias;\nOrtografia; Produção textual.\nGeografia: Localização; Limites do município; Zona urbana e rural; Mapas; Atividades econômicas do município; \nHistória: História do município; Etnias.\nCiências: Meio ambiente (água, lixo animais..); Principais culturas do nosso município (soja, milho).\n\n\nESTRATÉGIAS \nPalestra com moradores antigos do município\nPasseio nas comunidades do Município\nEntrevistas \nVisitas \nRelatórios\nConstrução de maquetes\nElaboração de poesias e poemas\nPequisas \nComparação de fotos antigas\nQuebra cabeça de fotos do município\nTrabalho de recriação da história: A rua de Marcelo e a cidade das histórias.