Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

EU E MINHA FAMÍLIA “Com esse projeto vamos conhecer mais a nossa família e dos colegas, além de aprender a ler e escrever”.
Dienzo Ceron | aluno(a)
“Trabalhar esse tema é um desafio e muito importante, tendo em mente que a responsabilidade de educar, ensinar, ainda mais no início da alfabetização, não compete somente à escola, mas sim aos pais e a família em geral. É tão gratificante poder olhar e sentar junto com os meus filhos na hora do dever e poder com eles aprender também. A função dos pais é colaborar para o sucesso ou fracasso escolar de seus filhos, dependendo da participação, colaboração e interação na vida escolar da criança”.
Janaina Sabadini | responsável
Pergunta Exploratória

Qual a importância da família em nossa vida?

Expedição Investigativa

Pesquisar com os alunos quais pessoas fazem parte do seu ambiente familiar. Passeio de observação: Quem vive nas casas?

Objetivos

Identificar as diferentes estruturas familiares que compõem as famílias dos alunos envolvidos, bem como a importância dos mesmos na vida deles, valorizando cada membro de sua convivência, através de diferentes atividades.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, pais, professores, avôs, psicóloga, colaboradores e comunidade.

Articulação com o currículo

Português: Alfabeto, leitura e escrita, produção textual,formação de palavras e frases, compreensão e interpretação de diferentes tipologias textuais. expressão oral, consciência silábica e fonológica, explorar vocabulário, ortografia.\nMatemática: Sistema numérico, cálculos. situações problemas, gráficos e tabelas, espaço e formas.\nCiências: Corpo humano, alimentação. meio ambiente, animais, higiene e saúde.\nHistória: Conhecimento e respeito às diferenças, eu e minha família, direitos e deveres, relação de parentescos, convivência. Diversidade de famílias.\nGeografia: Espaço, eu e meu lugar no mundo, espaço de convivência, noções temporais e espaciais.\nEducação religiosa: Valorização do eu, diferenças e particularidades, respeito as pessoas de convívio,campanha da fraternidade, valores e virtudes.\nInglês: Family menbres, family tree, alphabet, numbers, colors.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOM JOÃO BECKER

Diretor
Silvia Negri Schreiner

Turma
8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL1

Número de alunos
14

Educadores
Arlene Dall Agnol e Juliana Chechi Cecconello

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ipiranga do Sul

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IPIRANGA DO SUL

Apoiadores
Sicredi, Smec e comunidade.

Assessoria Pedagógica
ME. GISELE MARIA TONIN DA COSTA
O ambiente escolar tem uma função importantíssima, enquanto instituição educativa, porém, sem o envolvimento e participação da família na vida do aluno e nas atividades da escola, tal função perde sua força. Por isso, se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, participando das ações promovidas na escola e atuando ativamente na educação da criança, garantindo o mínimo necessário para seu desenvolvimento.
Arlene Dall Agnol | Professor(a)