Ligados . com : Na alfabetização
Pergunta Exploratória
O que podemos encontrar nos livros e nas histórias? _ O que podemos aprender com os livros?
Expedição Investigativa
No dia 28, do mês de março, realizou-se a expedição investigativa com os alunos do 1° ano. A expedição aconteceu nas dependências do Instituto 22 de Maio, no município de Palmitinho. Para este momento, os alunos do Curso Normal da escola, juntamente com os professores apresentaram uma peça teatral e musical, envolvendo diferentes personagens das histórias infantis, tendo como tema principal a Páscoa.\n Foi uma tarde maravilhosa, com a interação das crianças, participando do contexto do teatro, cantando, dançando. Eles adoraram! Com certeza, foram instigados a interessarem-se ainda mais pelas histórias e o mundo encantado dos livros.
Objetivos
Incentivar e estimular o prazer e o interesse pelo processo de alfabetização, aguçando o potencial cognitivo e criativo, através de atividades lúdicas, tecnológicas, desenvolvendo a cooperação, a cidadania e a solidariedade.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, professora e alunos
Articulação com o currículo
-Piquenique da Leitura!( Ouvir, contar e recontar histórias.- Comunicação e expressão. Interpretações orais.Número e Operação: Classificar, seriar, agrupar quantidades.Identificação do Eu, Família e Escola: Relações afetivas e sociais. Identificação do próprio nome, nome dos colegas, composição familiar e escolar. Meu corpo, hábitos de higiene, órgãos dos sentidos. Hábitos Alimentares) -Alfabeto Literário!( Letra inicial e final. Sequência alfabética, vogais e consoantes. Sílabas. Separação silábica. Construção de palavras, frases.Expressão Corporal, Musical e Plástica: Habilidades artísticas: desenho, recorte, colagem, modelagem e pintura. Música: diferentes gêneros musicais, rodas cantadas. Religiosidade: Deus Criador. Valores. Hábitos e atitudes.)-Caixa Mágica: em cada cor um sentimento( Oralidade: ouvir contar e recontar histórias,Poesias e poemas.Rimas,Sequência numérica, ordem crescente e decrescente, antecessor e sucessor, maior, menor e igual.- Composição e decomposição