Meio ambiente e sustentabilidade
“ Considero muito importante trabalhar o tema meio ambiente, pois percebi que todos nós somos capazes de contribuir de alguma forma com a preservação da vida no planeta. Para diminuir a poluição percebi que é possível tomarmos algumas atitudes concretas como: separar o lixo, reciclar e fazer recolhimento de lixo.
Caroline Michelon Facco | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Qual a realidade ambiental que vemos? Que ações podemos realizar para preservar o meio ambiente?
Expedição Investigativa
A turma do 8º ano, juntamente com a professora conselheira, realizou sua expedição investigativa em 4 etapas: a primeira delas foi fazendo a limpeza dos canteiros da horta escolar para serem plantadas mudas de hortaliças e verduras. Realizou-se também o plantio de flores nos canteiros na frente da escola. Após, foi feito o recolhimento do lixo nas redondezas da escola no dia 29 de março. Para finalizar, no dia 05 de abril foi realizada uma dinâmica e construído um boneco pelo grupo de alunos para mostrar aos demais o que pensamos e o que sabemos sobre a situ-ação ambiental atual e o que podemos fazer para melhorá-la.
Objetivos
Estimular a mudança por meio de práticas e atitudes, visando à formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais e à conservação do espaço de vivência do aluno, favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo. Além disso, conscientizar a comunidade em geral sobre a responsabilidade que cada um deve assumir na questão dos cuidados com o lixo e cultivar na horta da escola hortaliças e verduras para serem servidas na merenda escolar.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, pais, professores, funcionárias e comunidade em geral
Articulação com o currículo
Linguagens
Leitura e interpretação de textos;
Produções textuais, como histórias em quadrinhos, fôlderes, boletins informativos
Gramática contextualizada
Tipos de higiene e sua importância na vida das pessoas
Ciências da Natureza
Alimentação Saudável
Separação do lixo
Ciências Humanas
Educação Ambiental
Produção de papel reciclado
Matemática
Cálculo da porcentagem de alunos da sala de aula, da escola e de funcionários que fazem a separação correta do lixo
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A turma do 8º ano, juntamente com a professora conselheira, após ter realizado a expedição investigativa sentiu a necessidade de trabalhar num projeto voltado à educação ambiental, tendo em vista que foi possível observar a falta de consciência das pessoas com o meio onde vivemos. Além disso, é percebemos que é preciso cuidar da horta da escola para termos uma merenda saudável.