Classificação: Tecnologia
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincando e aprendendo com as tecnologias É um projeto bom, pois podemos comparar as coisas antigas com as novas e saber mais como usar as tecnologias. É legal porque podemos conhecer objetos e lugares diferentes.
Diogo Pitton Vidi | aluno(a)
O projeto serve como alerta para nós pais, que devemos limitar nossos filhos quanto ao uso das tecnologias, de forma que as mesmas não atrapalhem os estudos e a vida familiar das crianças.
Bruna Irene Lanzarini | responsável
Pergunta Exploratória

Como as invenções tecnológicas contribuem no cotidiano?

Expedição Investigativa

Foi realizada através de visita em algumas propriedades rurais do município de Muliterno, a do Sr: Cláudio Toldo, Sr. Délcio Bacega, Sr. José Rugini e o Silo da COASA existente nas proximidades do município. Partindo da Biblioteca municipal de Muliterno, foi feito o percurso previamente delimitado de quinze quilômetros, na zona rural, com o transporte escolar. No decorrer do trajeto foram observadas diferentes máquinas agrícolas, desde as de trabalho braçal às mais modernas, com o uso de tecnologias sofisticadas e avançadas. Bem como, o processo de pesagem, estocagem, armazenamento e carregamento de grãos em algumas propriedades e no silo da COASA. Foi feito o percurso dando atenção especial às mudanças ocorridas no meio rural, a uso da tecnologia para realização do trabalho, registrando tudo com fotos, vídeos, anotações. Possibilitando que cada fizesse novas descobertas.

Objetivos

Realizar um estudo por meio das tecnologias, explorando o lúdico, proporcionando às crianças o desenvolvimento cultural, a expressão oral, corporal e verbal, e a apropriação de novos conhecimentos.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais, pessoas da comunidade, secretaria de educação, Sicredi.

Articulação com o currículo

LINGUAGENS: Pesquisas, leituras, produção de textos, resumo, expressão oral, corporal e verbal, relatórios, filmes, viagem, notícias, ( analise e opinião) propaganda, linguagem formal e informal.
CIÊNCIAS HUMANAS: Evolução tecnológica, réplicas de equipamentos tecnológicos.
CIÊNCIAS DA NATUREZA: Malefícios do uso excessivo da tecnologia, destino correto lixo eletrônico, robótica, poluição ambiental.
MATEMÁTICA: Gráficos, situações problemas, operações, tabelas,
ENSINO RELIGIOSO: Valores, o valor do ser e não do ter, o relacionamento familiar e interpessoal.
ARTES: Teatro, confecção de réplicas, (celular, telefone, computador), confecção de TV, criar produto novo, (Propaganda), trabalhar com emojis e com sucatas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do tema surgiu a partir da rememoração da expedição investigativa, na qual todos os alunos falaram o que mais chamou atenção no percurso da expedição, foi registrado tudo no quadro e escolhido o tema do projeto de forma democrática.

Ficha Técnica
Escola
Municipal de Ensino Fundamental Marechal Rondon

Diretor
Claudete Ferri Maran

Turma
2º ano, 4º ano e 5º ano

Número de alunos
12

Educadores
Claudete Ferri Maran, Cleciane Pelissaro Barilli e Criatiane Maria Parisoto

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Muliterno

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MULITERNO

Apoiadores
Pais, avós, moradores da comunidade, psicóloga, técnico em informática.

Assessoria Pedagógica
Diane Silva Zardo
Para mim está sendo um desafio trabalhar com esse projeto, pois vivemos na era digital em que as tecnologias estão presentes em nosso cotidiano, porém quando mal utilizadas podem interferir negativamente na educação e no convívio familiar. A proposta do mesmo é conscientizar os educandos a utilizar as tecnologias para contribuir no seu desenvolvimento cognitivo, suas capacidades e habilidades. Precisamos nos libertar dos modelos antigos de educação e reconhecer a necessidade que se faz de trazer a tecnologia digital para dentro da sala de aula, para dentro do planejamento, só assim estaremos de fato buscando uma maneira de apresentar o conhecimento de um novo jeito.
Claudete Ferri Maran | Professor(a)

Repercussão na mídia

A tecnologia nos dias atuais está presente nos lares de nossos alunos. É papel dos pais estimularem o convívio em família e cuidar constantemente para que ele não se perca. É importante que a família tenha momentos em que todos possam conviver. O uso das mesmas exige dos pais uma das tarefas mais difíceis e complicadas: a aplicação dos limites. Com essa finalidade foi realizada na escola uma Palestra com a Psicóloga Talita Zanette de Cândido e a Estagiária Liliane Bortolanza, para que se reflita sobre o bom e o mau uso das tecnologias nas famílias de nossos educandos. Na oportunidade também foi realizado o chá dos Avôs. Foi um momento de experiências e conversas entre diferentes gerações. Agradecemos a presença de todos e o apoio do PUFV e da SMEC de Muliterno. “Nenhum de nós é tão forte quanto todos nós juntos”.