Brincando e aprendendo com as tecnologias
“ É um projeto bom, pois podemos comparar as coisas antigas com as novas e saber mais como usar as tecnologias. É legal porque podemos conhecer objetos e lugares diferentes.
Diogo Pitton Vidi | aluno(a)
“ O projeto serve como alerta para nós pais, que devemos limitar nossos filhos quanto ao uso das tecnologias, de forma que as mesmas não atrapalhem os estudos e a vida familiar das crianças.
Bruna Irene Lanzarini | responsável
Pergunta Exploratória
Como as invenções tecnológicas contribuem no cotidiano?
Expedição Investigativa
Foi realizada através de visita em algumas propriedades rurais do município de Muliterno, a do Sr: Cláudio Toldo, Sr. Délcio Bacega, Sr. José Rugini e o Silo da COASA existente nas proximidades do município. Partindo da Biblioteca municipal de Muliterno, foi feito o percurso previamente delimitado de quinze quilômetros, na zona rural, com o transporte escolar. No decorrer do trajeto foram observadas diferentes máquinas agrícolas, desde as de trabalho braçal às mais modernas, com o uso de tecnologias sofisticadas e avançadas. Bem como, o processo de pesagem, estocagem, armazenamento e carregamento de grãos em algumas propriedades e no silo da COASA. Foi feito o percurso dando atenção especial às mudanças ocorridas no meio rural, a uso da tecnologia para realização do trabalho, registrando tudo com fotos, vídeos, anotações. Possibilitando que cada fizesse novas descobertas.
Objetivos
Realizar um estudo por meio das tecnologias, explorando o lúdico, proporcionando às crianças o desenvolvimento cultural, a expressão oral, corporal e verbal, e a apropriação de novos conhecimentos.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais, pessoas da comunidade, secretaria de educação, Sicredi.
Articulação com o currículo
LINGUAGENS: Pesquisas, leituras, produção de textos, resumo, expressão oral, corporal e verbal, relatórios, filmes, viagem, notícias, ( analise e opinião) propaganda, linguagem formal e informal.
CIÊNCIAS HUMANAS: Evolução tecnológica, réplicas de equipamentos tecnológicos.
CIÊNCIAS DA NATUREZA: Malefícios do uso excessivo da tecnologia, destino correto lixo eletrônico, robótica, poluição ambiental.
MATEMÁTICA: Gráficos, situações problemas, operações, tabelas,
ENSINO RELIGIOSO: Valores, o valor do ser e não do ter, o relacionamento familiar e interpessoal.
ARTES: Teatro, confecção de réplicas, (celular, telefone, computador), confecção de TV, criar produto novo, (Propaganda), trabalhar com emojis e com sucatas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema surgiu a partir da rememoração da expedição investigativa, na qual todos os alunos falaram o que mais chamou atenção no percurso da expedição, foi registrado tudo no quadro e escolhido o tema do projeto de forma democrática.