O NOSSO RIO GRANDE DO SUL!
“ “Eu achei o passeio muito interessante, conheci o limite territorial, entre os municípios de Getúlio Vargas e Erebango. Uma das fontes que abastece o Rio Abaúna, o que nos fornece a água que bebemos; muitas vegetações na propriedade onde tem a nascente de água.”
Maria Eduarda | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Como aconteceu a história do nosso Estado do Rio Grande do Sul? E como ele é hoje?
Expedição Investigativa
Expedição no Município para conhecer um pouco dos limites geográficos no interior do nosso Estado, onde inicia uma das fontes que dá origem à hidrografia do Município, a qual utilizamos.
Objetivos
Resgatar e reconhecer o nosso Estado, identificando a história como um processo contínuo e evolutivo, através de narrativas, as memórias documentais, legitimando práticas de envolvimento, de debates e produção do conhecimento. Construir de forma coletiva e participativa momentos de debate, diálogo, troca de informações e construção de conhecimentos sobre o tema proposto, constituindo assim, aulas mais prazerosas e significativas, como uma teia de significados que está em constante movimento.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos do 5º ano, professores dos projetos, secretária de educação, famílias e outros colaboradores.\nEx Vereador Paulo Drehier
Articulação com o currículo
Estudos Sociais RS: Cartografia; Mapas; Origens; O estado e os poderes; Vegetação e Paisagens; Relevo, Clima, Hidrografia, Pontos turísticos, Cultura, Imigração; Fronteiras; política; Conflitos; Revolução Farroupilha; Símbolos; pecuária; Meio ambiente, natureza e vida; Filosofia e Ensino Religioso: Atitudes e Valores; observação, pensamento crítico e argumentativo; Textos e frases reflexivas; Influência humana: positivas e negativa. Artes: Releitura de Obras; painéis e cartazes; Registro com linguagens artísticas; Representação cartográfica; Apreciação e reprodução de obras. Português: Textos; leitura, compreensão e interpretação; Ortografia; Produção textual: coerência, estrutura textual, sinais de pontuação; Acentuação; Gêneros textuais. Ciências: Solo; Agricultura e Pecuária; Meio ambiente: lixo, poluição nos rios; Água; Fontes de energia; Sistema solar. Matemática: Educação fiscal; Sistema Monetário; Cálculos: 4 operações; Porcentagem; Expressões numéricas; Frações; Gráficos.