Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

LETRAS E NÚMEROS: BRINCANDO E APRENDENDO
Pergunta Exploratória

Para que letras e números?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada no bairro (ruas) próximo à escola. Na expedição fizemos o uso de instrumentos para os registros do que chamou a atenção dos educandos, dando ênfase nas letras e números encontrados pelo caminho.

Objetivos

Vivenciar situações que despertem o espírito de curiosidade e habilidades sobre novos saberes que permitem o envolvimento dos alunos bem como da comunidade escolar.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, família e colaboradores.

Articulação com o currículo

Português: oralidade, traçado e sons das letras, sílabas, escrita e construção de palavras e frases, contação e reprodução, interpretação de histórias, textos diversos, relação nome, desenho e símbolos. Nomes de pessoas próximas. Matemática: leitura e escrita de números, noções de tamanho, quantidade, tempo, forma, peso, cor, espessura, seriação, classificação, correspondência e conservação, classificação e comparação, números vizinhos, dia, mês, ano, ordem crescente e decrescente, contagem de objetos e letras, soma e subtração, noções de horas, noções de sistema monetário, identificação de espaços, identificação de números pares e ímpares. Ciências: vida: ser humano, estações do ano, seres vivos e as diversidades, meio ambiente, higiene, valorização da vida, alimentação. Estudos Sociais: eu, nome e a história, membros da família, direitos, deveres. Artes: cantos com gestos e movimentos, músicas, desenho livre e dirigido, pinturas, recortes, colagens, formas, texturas.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino fundamental 15 de Novembro

Diretor
Marilete Salvador

Turma
1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Número de alunos
13

Educadores
Priscila de Cesaro

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Getúlio Vargas

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE GETULIO VARGAS

Apoiadores
Sicredi, Smecd e comunidade.

Assessoria Pedagógica
ME. GISELE MARIA TONIN DA COSTA
O que mais faz sentido na educação é quando há envolvimento entre educandos, educador, família e escola, todos com o objetivo do conhecer, do criar, do aprender e promover assim a aprendizagem. Para que isso aconteça é necessário ao educador desafiar-se e romper com o tradicionalismo buscando meios criativos, os quais despertem a curiosidade e o envolvimento para novos saberes, tanto para os educandos bem como da família. Assim o aprender acontece de forma prazerosa.
Priscila de Cesaro | Professor(a)