Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA APRENDIZAGEM “Ler é muito bom, aprendemos coisas novas e ler pode ensinar uma lição para a vida”.
Mikael Henrique Lang | aluno(a)
“A leitura é muito importante no nosso cotidiano, precisamos ler muito, estarmos informados do que acontece. A leitura é a base de tudo, é a porta de entrada para o mundo letrado, que torna o cidadão apto para viver e tornar-se inserido na sociedade. ...”a leitura da palavra é precedida da leitura do mundo”(Paulo Freire). É fundamental ler em casa, na escola e em todos os lugares. A criança imagina muito, vai além, viaja com os personagens. A leitura contribui muito para o aprendizado, é lendo que se aprende”.
Tarcia Beatriz Antoniolli Lang | responsável
Pergunta Exploratória

A leitura pode nos ajudar a aprender melhor?

Expedição Investigativa

Biblioteca Pública Municipal de Estação, Biblioteca Monteiro Lobato (Escola)

Objetivos

Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno.\n Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas.\n Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita. \n Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, família, bibliotecária, colaboradores, ...

Articulação com o currículo

Português: Leitura de textos diversos: literários (contos, cartazes, poemas), jornalísticos (títulos, manchetes, notícias), utilitários (receitas, bulas, embalagens), poemas, história em quadrinhos, bilhetes, publicitários (rótulos, embalagens, letreiros em geral), listas (de supermercado, de nomes, telefônica, dicionário) adequados à compreensão e interesse dos alunos. Produção de textos e reescrita de histórias. Recontar histórias cumulativas, apropriando-se das características do texto fonte. Dicção e entonação da voz na leitura.Oralidade: conversa, relato, comentários e dramatizações. Interpretação, compreensão e expressão. Ampliação de vocabulário e de frases. Ortografia. Sílabas: separação (e classificação quanto ao número) e tonicidade ( acentuação). Pontuação: ponto final, interrogação, exclamação, dois pontos e travessão (diálogo). As formas e tipos de letras, emprego de maiúsculas e minúsculas. Frases: declarativa, interrogativa, exclamativa, afirmativa, negativa.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL AURÉLIO CASTELLI

Diretor
Rocheli da Silva Morais

Turma
3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Número de alunos
19

Educadores
Vaneli Tochetto Zimmermann

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
Sicredi, Smecd e comunidade.

Assessoria Pedagógica
ME. GISELE MARIA TONIN DA COSTA
Penso que não tem função a aprendizagem da leitura e escrita, se não é praticada e não tenha objetivo na vida dos alunos. E tudo que é aprendido e não praticado, é esquecido ou enfraquecido, ao invés de avançar e ser melhorado. As crianças precisam sentir que a leitura é algo extremamente necessário para toda a vida da pessoa e, também, que esta irá lhe ajudar na aprendizagem escolar.
Vaneli Tochetto Zimmermann | Professor(a)