Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
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Projeto

IDENTIDADE E AUTONOMIA – EU E OS OUTROS “É muito importante trabalhar a identidade e a autonomia, pois ajuda os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem e de tomar decisões por si próprio. Cada criança vivencia um processo de autoconhecimento, conhecimento do outro e do mundo em que vive. É preciso conhecer seu modo de agir, de pensar e a história pessoal de cada uma garantindo-as novos conhecimentos, possibilitando seu desenvolvimento, autonomia e cooperação”.
GILBERTO PAULO ZENI E LUSIANE FERNANDA DUARTE ZENI (Pai e Mãe) | responsável
Pergunta Exploratória

Quem sou eu?

Expedição Investigativa

A professora apresentou a caixa surpresa com espelho no fundo dizendo que dentro dela tem o que existe de mais precioso, um verdadeiro tesoutro. Propõe, então, uma dinâmica onde cada criança terá que olhar o que tem dentro, ver qual é este tesouro e manter segredo. Neste momento, verá refletida sua própria imagem. Após abrir o debate, faz-se questionamentos, comparações a partir das diferenças e semelhanças existentes no próprio corpo e no corpo dos coleguinhas.

Objetivos

Possibilitar à criança a construção de sua identidade e autonomia, por meio de brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações, desenvolvendo assim a sua independência, autoconfiança e a sua autoestima.

Comunidade de Aprendizagem

Crianças, professores, famílias a fim de se conhecerem melhor e ter uma maior convivência entre ambas as partes.

Articulação com o currículo

Valores e regras de convivência, afetividade, interação, responsabilidade, respeito, organização, solidariedade, independência...; Diálogo (falar e escutar, uso da voz em diferentes espaços); Oralidade: desejos, necessidades, preferências e vontades nas atividades diárias e nas brincadeiras; Nomeação de objetos, pessoas, lugares...; Noções de tempo, espaço, medida, forma e cor; Alimentação saudável (comer sem ajuda/autonomia nas atividades de vida diária bem como nas situações de risco, aceitar a alimentação saudável); Regras elementares de convivência social, na família, na escola, na rua; Observação e identificação de imagem e pessoa mais próxima; Apreciação de fatos e gravuras; O corpo e as diferentes sensações e ritmos que produz; Motricidade fina e ampla; Psicomotricidade; Exercícios de ordem e atenção; Comunicação, expressão, percepção e coordenação; Recreação.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ANJINHO DA GUARDA

Diretor
Daiane Rigo Turski

Turma
Educação Infantil: Maternal I A - Tarde

Número de alunos
13

Educadores
Gilvana Mascherin e Daianara de Oliveira Barichello

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
Sicredi, comunidade e Smecd

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola de Educação Infantil é um universo social diferente da família, favorecendo novas interações, ampliando seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A autoimagem também é construída a partir das relações nos grupos em que a criança convive.
GILVANA MASCHERIN | Professor(a)