IDENTIDADE E AUTONOMIA – EU E OS OUTROS
“ “É muito importante trabalhar a identidade e a autonomia, pois ajuda os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem e de tomar decisões por si próprio. Cada criança vivencia um processo de autoconhecimento, conhecimento do outro e do mundo em que vive. É preciso conhecer seu modo de agir, de pensar e a história pessoal de cada uma garantindo-as novos conhecimentos, possibilitando seu desenvolvimento, autonomia e cooperação”.
GILBERTO PAULO ZENI E LUSIANE FERNANDA DUARTE ZENI (Pai e Mãe) | responsável
Pergunta Exploratória
Quem sou eu?
Expedição Investigativa
A professora apresentou a caixa surpresa com espelho no fundo dizendo que dentro dela tem o que existe de mais precioso, um verdadeiro tesoutro. Propõe, então, uma dinâmica onde cada criança terá que olhar o que tem dentro, ver qual é este tesouro e manter segredo. Neste momento, verá refletida sua própria imagem. Após abrir o debate, faz-se questionamentos, comparações a partir das diferenças e semelhanças existentes no próprio corpo e no corpo dos coleguinhas.
Objetivos
Possibilitar à criança a construção de sua identidade e autonomia, por meio de brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações, desenvolvendo assim a sua independência, autoconfiança e a sua autoestima.
Comunidade de Aprendizagem
Crianças, professores, famílias a fim de se conhecerem melhor e ter uma maior convivência entre ambas as partes.
Articulação com o currículo
Valores e regras de convivência, afetividade, interação, responsabilidade, respeito, organização, solidariedade, independência...; Diálogo (falar e escutar, uso da voz em diferentes espaços); Oralidade: desejos, necessidades, preferências e vontades nas atividades diárias e nas brincadeiras; Nomeação de objetos, pessoas, lugares...; Noções de tempo, espaço, medida, forma e cor; Alimentação saudável (comer sem ajuda/autonomia nas atividades de vida diária bem como nas situações de risco, aceitar a alimentação saudável); Regras elementares de convivência social, na família, na escola, na rua; Observação e identificação de imagem e pessoa mais próxima; Apreciação de fatos e gravuras; O corpo e as diferentes sensações e ritmos que produz; Motricidade fina e ampla; Psicomotricidade; Exercícios de ordem e atenção; Comunicação, expressão, percepção e coordenação; Recreação.