Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

TRABALHANDO VALORES ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS INFANTIS Eu gosto muito do Programa União Faz a Vida, porque podemos aprender muitas coisas. Com os outros temas eu aprendi muitas coisas, mas este ano eu gostei muito do novo tema “Trabalhando Valores com Histórias Infantis”, pois nós trabalhamos sobre o bullying. Por isso, é muito bom ter o Programa União Faz a Vida em nossa escola. Com ele a nossa vida, a nossa escola e a nossa comunidade melhoram.
Maria Eduarda Monteiro, do 3º ano | aluno(a)
Pergunta Exploratória

O que eu gosto e o que eu não gosto que aconteça na escola?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada através de um questionário, que foi respondido pelos pais e pelos estudantes. Este questionário foi formado pelas seguintes perguntas:
Pais: 1-Vocês, como pais, percebem que a escola contribui na formação de valores e atitudes de seus filhos? De que forma?
2- A prática de valores (respeito, honestidade, humildade...) ou a falta deles pode proporcionar mudanças na sociedade? Em que sentido?
3-Quais valores vocês consideram importantes a serem trabalhados para melhor a formação de seus filhos?
Estudantes: a) Que comportamentos você observa na escola que gosta e quais que não gosta?
b) O que você gostaria de aprender na escola? Por quê?
As respostas dos questionários foram lidas e analisadas junto aos estudantes, que tabularam os dados e sintetizaram a soma das informações em gráficos, tabelas e cartazes.

Objetivos

Promover o resgate, entre os estudantes de 4 a 11 anos de idade, dos valores essenciais na formação pessoal, melhorando as relações na escola, na família e na comunidade, bem como contribuindo com a formação de cidadãos de bem e com a qualidade de vida dos mesmos.

Comunidade de Aprendizagem

Pais dos estudantes, moradores da comunidade, professores e funcionários.

Articulação com o currículo

a) Língua Portuguesa: Leitura, Sistema de escrita, Oralidade, Vocabulário e Ortografia;
b) Matemática: Numerais e quantidades, Ordem crescente e decrescente, Formas geométricas, Noção de maior e de menor, Raciocínio Lógico; Quatro operações, Sistema de numeração decimal, Leitura e Interpretação de problemas e Sistema Monetário;
c) Ciências: Corpo humano, Alimentação, Higiene, Saúde, Animais e Vegetais.
d) História: Identidade (eu), Família e Comunidade.
e) Artes: Teatro, Motricidade, Cores e Texturas.
f) Educação Física: Esquema corporal, Equilíbrio, Lateralidade, Regras sociais ( jogos livres e dirigidos);
g) Geografia: Orientação e Espaços físicos (modificações do ser humano e da tecnologia).


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Fundamental Augusto Vanzella

Diretor
Joisse Marcante Zanon

Turma
Pré-escolar, 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental

Número de alunos
19

Educadores
Rosemeri F. Segalin, Ivete C. Zanon, Elisa F. Daros e Joisse M. Zanon

Estado
Rio Grande do Sul

Município
David Canabarro

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE DAVID CANABARRO

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação e EMATER

Assessoria Pedagógica
Carla Luiza Vicenzi, da Ideau Faculdades
Fez-se a opção por trabalhar com o tema “Trabalhando valores com histórias infantis”, devido a certas dificuldades que estavam sendo evidenciadas entre as crianças, quanto ao relacionamento de umas com as outras.Sabe-se que as histórias infantis contribuem para que a criança entre em contato com diversos modos de ver e sentir o mundo. A prática de contar histórias é uma arte que forma a criança em todos os aspectos, inclusive preparando-as para o exercício da cooperação e cidadania, pois todas as histórias proporcionam uma viagem aos sentimentos e ao mundo imaginário. Por meio da literatura infantil pode-se pensar sobre atitudes e valores. Além disso, o projeto fomentou o interesse pela leitura e pela escrita.Com a metodologia do PUFV foi percebido maior interesse das crianças em relação à leitura, abrindo caminhos para a formação de indivíduos mais éticos, críticos e criativos.
Rosemeri F. Segalin, Ivete C. Zanon, Elisa F. Daros e Joisse M. Zanon | Professor(a)