TRABALHANDO VALORES ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS INFANTIS
“ Eu gosto muito do Programa União Faz a Vida, porque podemos aprender muitas coisas. Com os outros temas eu aprendi muitas coisas, mas este ano eu gostei muito do novo tema “Trabalhando Valores com Histórias Infantis”, pois nós trabalhamos sobre o bullying. Por isso, é muito bom ter o Programa União Faz a Vida em nossa escola. Com ele a nossa vida, a nossa escola e a nossa comunidade melhoram.
Maria Eduarda Monteiro, do 3º ano | aluno(a)
Pergunta Exploratória
O que eu gosto e o que eu não gosto que aconteça na escola?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada através de um questionário, que foi respondido pelos pais e pelos estudantes. Este questionário foi formado pelas seguintes perguntas:
Pais: 1-Vocês, como pais, percebem que a escola contribui na formação de valores e atitudes de seus filhos? De que forma?
2- A prática de valores (respeito, honestidade, humildade...) ou a falta deles pode proporcionar mudanças na sociedade? Em que sentido?
3-Quais valores vocês consideram importantes a serem trabalhados para melhor a formação de seus filhos?
Estudantes: a) Que comportamentos você observa na escola que gosta e quais que não gosta?
b) O que você gostaria de aprender na escola? Por quê?
As respostas dos questionários foram lidas e analisadas junto aos estudantes, que tabularam os dados e sintetizaram a soma das informações em gráficos, tabelas e cartazes.
Objetivos
Promover o resgate, entre os estudantes de 4 a 11 anos de idade, dos valores essenciais na formação pessoal, melhorando as relações na escola, na família e na comunidade, bem como contribuindo com a formação de cidadãos de bem e com a qualidade de vida dos mesmos.
Comunidade de Aprendizagem
Pais dos estudantes, moradores da comunidade, professores e funcionários.
Articulação com o currículo
a) Língua Portuguesa: Leitura, Sistema de escrita, Oralidade, Vocabulário e Ortografia;
b) Matemática: Numerais e quantidades, Ordem crescente e decrescente, Formas geométricas, Noção de maior e de menor, Raciocínio Lógico; Quatro operações, Sistema de numeração decimal, Leitura e Interpretação de problemas e Sistema Monetário;
c) Ciências: Corpo humano, Alimentação, Higiene, Saúde, Animais e Vegetais.
d) História: Identidade (eu), Família e Comunidade.
e) Artes: Teatro, Motricidade, Cores e Texturas.
f) Educação Física: Esquema corporal, Equilíbrio, Lateralidade, Regras sociais ( jogos livres e dirigidos);
g) Geografia: Orientação e Espaços físicos (modificações do ser humano e da tecnologia).