DIVERSIDADE: Sons, Cores, Sabores e Texturas
“ “Melhora o desenvolvimento do bebê e a coordenação motora, fazem novas descobertas, ajudam a construir novas habilidades”.
Marilia Gedos Vanin (Mãe) | responsável
Pergunta Exploratória
Que sensação é esta?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa será realizada na sala de aula da turma do Berçário I Integral, através da exploração de gelatinas coloridas, onde as crianças poderão tocar sentir, degustar e visualizar cores sabores e texturas diversas de forma lúdica e prazerosa.
Objetivos
• Explorar diferentes materiais observando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, observando as reações das crianças em cada estimulação do tato, paladar, olfato, visão e audição;\n• Explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras; \n• Deslocar-se com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras.\n• Proporcionar aos bebês a oportunidade de exploração e experiências através de texturas, sensações e sabores, ampliando sua capacidade de expressão.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, famílias, direção e coordenação pedagógica, da Escola Municipal de Educação Infantil Anjinho da Guarda.
Articulação com o currículo
• Possibilidades de seu corpo nas brincadeiras ou diante das demandas proporcionadas por ambientes. \n• Formas de deslocamento no espaço, combinando movimentos e orientações diversas. \n• Gestos, sonoridades e movimentos de outras crianças e adultos. \n• Nome e os nomes das pessoas com quem convive. \n• Escutar de pequenas histórias. \n• Criar sons e gestos em brincadeiras de roda e outras brincadeiras. \n• Odores, sabores, sonoridades, texturas, formas, pesos, tamanhos e posições no espaço;\n• Ações e modificações em objetos ou no ambiente ao explorá-lo. \n• Distinguir e identificar algumas partes do seu corpo.\n• Imitar gestos, movimentos, sons, palavras de outras crianças e adultos ou de animais e objetos. \n• Dialogar com parceiros coetâneos ou adultos, ao explorar materiais, objetos, brinquedos. \n• Comunicar suas necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios e palavras. \n• Reconhecer as sensações do seu corpo em momentos de alimentação, higiene, descanso.