Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Eu e as histórias infantis “Eu acho muito importante trabalhar com histórias porque desenvolve a curiosidade, a imaginação e as crianças adoram. O projeto é bem interessante, pois envolve as crianças, as professoras e os pais”.
Rosemere Fernandes (Mãe) | responsável
Pergunta Exploratória

Vocês gostam de histórias infantis? Quais? Por Quê?

Expedição Investigativa

Visita à biblioteca pública municipal.

Objetivos

Incentivar nos alunos o gosto pela leitura desde a primeira etapa da Educação Infantil, proporcionando assim um aprendizado prazeroso através da contação de histórias levando os mesmos a viajarem no mundo da leitura acompanhada pela magia, encantamento e fantasia.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, família, bibliotecária, comunidade, colaboradores, ...

Articulação com o currículo

- Participação em situações de leitura feita pelos educadores: histórias infantis;\n - Uso da leitura e escrita (em situações cotidianas);\n - Observação e manuseio de materiais impressos como livros, histórias em quadrinhos, revistas, jornais e etc.; - Exploração de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas;\n- Desenho livre e orientado.\n\nESTRATÉGIAS\n - Dramatizações;\n - Rodas cantadas;\n - Ginástica Historiada,\n - Feira do livro;\n - Máscaras;\n - Recortes e colagens;\n - Dobraduras;\n - Varinha mágica;\n - Pinturas;\n - Passeios.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VÓ ALMA

Diretor
Ivanilde Severo Brustolin

Turma
Projetos na Escola

Número de alunos
58

Educadores
Valentina Rogalski

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erebango

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE EREBANGO

Apoiadores
Sicredi, comunidade e Smecd.

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
A definição do assunto do projeto a ser trabalhado surgiu da necessidade de incentivarmos e despertarmos nas crianças desde a Educação Infantil o gosto pela leitura, através da ludicidade e magia. A escola apresenta-se como principal espaço para o desenvolvimento destas habilidades através do contato frequente com situações diversas, buscando o prazer em ouvir e contar histórias, desenvolvendo assim o senso crítico e a autonomia individual e do grupo.
Valentina Rogalski | Professor(a)