Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

EU E A NATUREZA: Que beleza! “Gostei muito do passeio que fizemos de tudo oque vimos, mas gostei muito mais de plantar as florzinhas, porque elas vão crescer e deixar nossa cidade muito linda. Mas é bem feio essas pessoas que ficam jogando lixo na natureza, ela vai ficar bem triste e até Jesus está triste com essas pessoas”.
Luiza Helena Zotti | aluno(a)
“Achei excelente... a importância das crianças aprenderem desde cedo sobre a conservação do meio ambiente, que é um bem de uso essencial na vida das pessoas.Minha filha Luiza está bem empolgada principalmente com a plantação das flores; quando vê lixo jogado na rua já fala:“olha mãe estão sujando a natureza”. Já está conscientizada da importância e foi um despertar na vida dela. Acredito que todos que estão participando do projeto, com certeza estão construindo valores que levarão para a vida”.
Pâmela Guiza (Mãe) | responsável
Pergunta Exploratória

Na era da tecnologia, como investir numa infância mais conectada e sensível as questões ligadas à natureza? O que você faria para salvar a natureza?

Expedição Investigativa

* Escola\n*Alguns lugares da comunidade\n*Praça Municipal\n*Propriedade do interior com piquenique

Objetivos

Investir na mudança e transformação do pensamento, visando uma qualidade de vida que se relacione com a preservação da natureza.A criança precisa saber que é parte integrante e importante na formação e proteção da natureza, observando o meio natural e desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa no meio em que vivemos, despertando assim, o desejo de preservar a natureza.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professor, família e comunidade.

Articulação com o currículo

*Animais e seus habitats \n*Plantio de sementes\n*Solo e seus tipos (areia, barro, argila)\n*Plantas (como crescem, do que necessitam)\n*A importância de cada umno meio ambiente\n*Alimento que retiramos da natureza\n*Reciclagem\n*Identificação de cores, formase texturas.\n*Desenhos de plantas e animais\n*Hora da conversa (hora da novidade)\n\nESTRATÉGIAS\n*Conversas\n*Histórias\n*Apresentações musicais e teatrais\n*Passeios ecológicos pela praça e parque municipal\n*Atividades de desenho, recortes e colagem.\n*Plantio de sementes e mudas na escola e nos canteiros da cidade\n*Jogos: quebra- cabeça, jogo da memória, dominó, bingo das flores.\n*Brincadeiras\n*Pinturas, dobraduras\n*Painéis


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL VÓ ALMA

Diretor
Ivanilde Severo Brustolin

Turma
Educação Infantil: Jardim B

Número de alunos
17

Educadores
Sandra Mara Bortoli

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erebango

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE EREBANGO

Apoiadores
Sicredi, comunidade e Smecd.

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
Tenho como objetivo principal para o projeto,plantar uma sementinha de amor e proteção no coraçãozinho dessas crianças, acredito que, quanto mais cedo o fizermos, mais cedo teremos resultado.
Sandra Mara Bortoli | Professor(a)