EU E A NATUREZA: Que beleza!
“ “Gostei muito do passeio que fizemos de tudo oque vimos, mas gostei muito mais de plantar as florzinhas, porque elas vão crescer e deixar nossa cidade muito linda. Mas é bem feio essas pessoas que ficam jogando lixo na natureza, ela vai ficar bem triste e até Jesus está triste com essas pessoas”.
Luiza Helena Zotti | aluno(a)
“ “Achei excelente... a importância das crianças aprenderem desde cedo sobre a conservação do meio ambiente, que é um bem de uso essencial na vida das pessoas.Minha filha Luiza está bem empolgada principalmente com a plantação das flores; quando vê lixo jogado na rua já fala:“olha mãe estão sujando a natureza”. Já está conscientizada da importância e foi um despertar na vida dela. Acredito que todos que estão participando do projeto, com certeza estão construindo valores que levarão para a vida”.
Pâmela Guiza (Mãe) | responsável
Pergunta Exploratória
Na era da tecnologia, como investir numa infância mais conectada e sensível as questões ligadas à natureza? O que você faria para salvar a natureza?
Expedição Investigativa
* Escola\n*Alguns lugares da comunidade\n*Praça Municipal\n*Propriedade do interior com piquenique
Objetivos
Investir na mudança e transformação do pensamento, visando uma qualidade de vida que se relacione com a preservação da natureza.A criança precisa saber que é parte integrante e importante na formação e proteção da natureza, observando o meio natural e desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa no meio em que vivemos, despertando assim, o desejo de preservar a natureza.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professor, família e comunidade.
Articulação com o currículo
*Animais e seus habitats \n*Plantio de sementes\n*Solo e seus tipos (areia, barro, argila)\n*Plantas (como crescem, do que necessitam)\n*A importância de cada umno meio ambiente\n*Alimento que retiramos da natureza\n*Reciclagem\n*Identificação de cores, formase texturas.\n*Desenhos de plantas e animais\n*Hora da conversa (hora da novidade)\n\nESTRATÉGIAS\n*Conversas\n*Histórias\n*Apresentações musicais e teatrais\n*Passeios ecológicos pela praça e parque municipal\n*Atividades de desenho, recortes e colagem.\n*Plantio de sementes e mudas na escola e nos canteiros da cidade\n*Jogos: quebra- cabeça, jogo da memória, dominó, bingo das flores.\n*Brincadeiras\n*Pinturas, dobraduras\n*Painéis