Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O encanto das flores.
Pergunta Exploratória

Como nascem as flores?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa ocorreu no I Semestre. Os alunos observaram as flores do jardim de suas residências, pesquisaram na internet, visitaram viveiros de plantas e flores, foramà floricultura, fizeram visita à Feira de exposição de orquídeas e rosas do deserto na Feira Municipal de Araputanga – MT, com o intuito de conhecerem uma maior variedade possível de flores.\nA cada visita nos locais onde ocorreu a expedição investigativa, os alunos observavam atentamente cada flor, cada detalhe e ficavam encantados com a sua beleza. Eles questionavam sobre como era feito o cuidado com a flor, se o plantio da flor era por mudas ou por sementes. Quanto tempo levaria pra flor nascer e no caso da semente, quanto tempo levaria pra germinar e se a flor poderia ser plantada em qualquer tipo de solo.

Objetivos

Conhecer o processo da germinação das sementes e a importância da contribuição das flores no processo reprodutivo de sementes do vegetal.

Comunidade de Aprendizagem

As atividades e ações foram pensadas e elaboradas juntamente com os alunos, todas voltadas integralmente para a promoção da cooperação,de modo a priorizar uma aprendizagem significativa e possibilitar uma gama de opções de associação de conceitos levando a consolidação do aprendizado.No decorrer do desenvolvimento das atividades observamos que houve uma cooperação mútua entre os alunos, todos agiram em parceria, união, confiança, alegria, criatividade, interdependência, inclusão e companheirismo. Neste trabalho, a cooperação foi colocada em reflexão para que o aluno pudesse pensar sobre ações que já realiza de modo a compartilhar com o outro em momentos de necessidade, gerando assim bem-estar a todos.

Articulação com o currículo

O projeto foi trabalhado de forma a abranger todas as disciplinas: Língua Portuguesa: Gênero Cantiga: O cravo brigou com a rosa. Ordenação e sequência de ideias; Rimas; Leitura, expressão oral; Poesias; Verso; Estrofe; Interpretação oral e escrita; Leitura informativa; Letras / sílabas / palavras / símbolos; Formação de frases; Cruzadinhas; R intruso; Gênero do substantivo; Grau do substantivo; Classificação quanto ao número de Sílabas; Palavras derivadas (cravo: craveiro / rosa: roseira); Encontros consonantais: consoante + r; Ortografia: s com som de z;nh; ce/ci; vogal + n; Palavras homônimas: Rosa (nome próprio / espécie de flor); Cravo (espécie de flor; especiaria; espinha; cravo – sentido de cravar pregos, cravo – “olho de peixe”).Matemática: Medida de tempo; Medida de comprimento; Sistema monetário brasileiro; Resolução de problemas.Ciências Humanas e da Natureza: Germinação das sementes; Solo: a base da vida no campo; A fertilidade do solo; Observando os tipos de solos.....

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do tema foi feita a partir do desenvolvimento de uma Sequência Didática que estava sendo trabalhada: Trabalhando o gênero Cantiga. No momento em que estávamos cantando a cantiga popular:O cravo brigou com a rosa, alguns alunos alegaram não conhecerem a flor cravo, outro aluno que já tinha o conhecimento da flor, questionou se só havia cravos de cor amarela, já que há rosas de várias cores. Tais questionamentos despertaram a curiosidade em conhecer as variedades de flores, de conhecer o processo de germinação das sementes e de conhecer a importância das flores na reprodução das plantas.

Ficha Técnica
Escola
E.M. José Evaristo Costa

Diretor
Ricardo Leandro Schiavinato

Turma
3º Ano – B

Número de alunos
19

Educadores
Silvana Bento de Melo Couto

Estado
Mato Grosso

Município
Araputanga

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARAPUTANGA

Apoiadores
Sr. Ricardo Leandro Schiavinato Eliene Xavier de Lima Sra. Lindinalva Souza Andrade Maria Verônica de Oliveira Sr. Luciano Silveira Alves Sr. Sebastião Oliveira da Silva Sra. Hélida Aparecida de Oliveira

Assessoria Pedagógica
Maria Auxiliadora de Oliveira
No decorrer da execução do projeto, observamos que houveuma aprendizagem significativa, pois houve um processo de associação de informações inter-relacionadas entre todas as áreas do conhecimento. Os alunos apresentaram disposição em executar as atividadesque foram planejadas e organizadas de forma não repetitivas, não memorizando mecanicamente, mas sim aprendendo de forma significativa com o contato direto, por meio de observações e registros com seu objeto de estudo. A cada expedição investigativa, a cada descoberta de novas flores, novas ideias iam surgindo, despertando nos alunos um maior interesse pela pesquisa.
Silvana Bento Melo Couto | Professor(a)

Repercussão na mídia

...
...