O encanto das flores.
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Como nascem as flores?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 A expedição investigativa ocorreu no I Semestre. Os alunos observaram as flores do jardim de suas residências, pesquisaram na internet, visitaram viveiros de plantas e flores, foramà floricultura, fizeram visita à Feira de exposição de orquídeas e rosas do deserto na Feira Municipal de Araputanga – MT, com o intuito de conhecerem uma maior variedade possível de flores.\nA cada visita nos locais onde ocorreu a expedição investigativa, os alunos observavam atentamente cada flor, cada detalhe e ficavam encantados com a sua beleza. Eles questionavam sobre como era feito o cuidado com a flor, se o plantio da flor era por mudas ou por sementes. Quanto tempo levaria pra flor nascer e no caso da semente, quanto tempo levaria pra germinar e se a flor poderia ser plantada em qualquer tipo de solo. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Conhecer o processo da germinação das sementes e a importância da contribuição das flores no processo reprodutivo de sementes do vegetal. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 As atividades e ações foram pensadas e elaboradas juntamente com os alunos, todas voltadas integralmente para a promoção da cooperação,de modo a priorizar uma aprendizagem significativa e possibilitar uma gama de opções de associação de conceitos levando a consolidação do aprendizado.No decorrer do desenvolvimento das atividades observamos que houve uma cooperação mútua entre os alunos, todos agiram em parceria, união, confiança, alegria, criatividade, interdependência, inclusão e companheirismo. Neste trabalho, a cooperação foi colocada em reflexão para que o aluno pudesse pensar sobre ações que já realiza de modo a compartilhar com o outro em momentos de necessidade, gerando assim bem-estar a todos. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 O projeto foi trabalhado de forma a abranger todas as disciplinas: Língua Portuguesa: Gênero Cantiga: O cravo brigou com a rosa. Ordenação e sequência de ideias; Rimas; Leitura, expressão oral; Poesias; Verso; Estrofe; Interpretação oral e escrita; Leitura informativa; Letras / sílabas / palavras / símbolos; Formação de frases; Cruzadinhas; R intruso; Gênero do substantivo; Grau do substantivo; Classificação quanto ao número de Sílabas; Palavras derivadas (cravo: craveiro / rosa: roseira); Encontros consonantais: consoante + r; Ortografia: s com som de z;nh; ce/ci; vogal + n;  Palavras homônimas: Rosa (nome próprio / espécie de flor); Cravo (espécie de flor; especiaria; espinha; cravo – sentido de cravar pregos, cravo – “olho de peixe”).Matemática: Medida de tempo; Medida de comprimento; Sistema monetário brasileiro; Resolução de problemas.Ciências Humanas e da Natureza: Germinação das sementes; Solo: a base da vida no campo; A fertilidade do solo; Observando os tipos de solos..... 
                                    
                                                                        Processo Assemblear / Conselho de Grupo
                                    
 A escolha do tema foi feita a partir do desenvolvimento de uma Sequência Didática que estava sendo trabalhada: Trabalhando o gênero Cantiga. No momento em que estávamos cantando a cantiga popular:O cravo brigou com a rosa, alguns alunos alegaram não conhecerem a flor cravo, outro aluno que já tinha o conhecimento da flor, questionou se só havia cravos de cor amarela, já que há rosas de várias cores. Tais questionamentos despertaram a curiosidade em conhecer as variedades de flores, de conhecer o processo de germinação das sementes e de conhecer a importância das flores na reprodução das plantas.