O cachorro
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Vamos assistir o vídeo e observar tudo o que chama nossa atenção?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 A Expedição investigativa ocorreu de forma linda! As crianças, mobilizadas pela Pergunta Exploratória, assistiram com a professora o Vídeo OS ANIMAIS  e, com as interpretações e percepções construídas foram desenvolvidas ações  e com elas as marcas da expedição. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Identificar nos animais visualizados suas características e distingui-los  nas diferentes situações cotidianas. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Marlene Vieira _ sitiante 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Todo trabalho pedagógico envolvem  conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Assim, ao produzir por meio de atividades as marcas da Expedição Investigativa e, ao escolherem  o Tema do Projeto, não só a linguagem oral e escrita foi  estimulada, mas também a auto-estima, a valorização da cultura, o reconhecimento dos elementos do meio ambiente,a socialização e a participação na comunidade. Com o projeto, as crianças expressaram livremente suas necessidades e interesses e, coletivamente questionaram:
Por que o cachorro  come ração?
Por que nem todos os cachorros tem casa?
Por que ele não fica com a mamãe?
O  cachorro  toma banho?
A partir das perguntas, os Campos de Experiências, foram articulados e essa perspectiva de trabalho permitiu  a fragmentação do conhecimento, mas, pautou-se  na multirreferencialidade do currículo,
que tem sua epistemologia na complexidade e no movimento, defendida por Edgar Morin. 
                                    
                                                                        Processo Assemblear / Conselho de Grupo
                                    
 O tema do projeto foi decidido coletivamente pelas crianças, que, em comum opinião demonstraram interesse pelo cachorro, revelando o que já sabiam e o que queriam saber sobre a escolha.