O cachorro
Pergunta Exploratória
Vamos assistir o vídeo e observar tudo o que chama nossa atenção?
Expedição Investigativa
A Expedição investigativa ocorreu de forma linda! As crianças, mobilizadas pela Pergunta Exploratória, assistiram com a professora o Vídeo OS ANIMAIS e, com as interpretações e percepções construídas foram desenvolvidas ações e com elas as marcas da expedição.
Objetivos
Identificar nos animais visualizados suas características e distingui-los nas diferentes situações cotidianas.
Comunidade de Aprendizagem
Marlene Vieira _ sitiante
Articulação com o currículo
Todo trabalho pedagógico envolvem conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Assim, ao produzir por meio de atividades as marcas da Expedição Investigativa e, ao escolherem o Tema do Projeto, não só a linguagem oral e escrita foi estimulada, mas também a auto-estima, a valorização da cultura, o reconhecimento dos elementos do meio ambiente,a socialização e a participação na comunidade. Com o projeto, as crianças expressaram livremente suas necessidades e interesses e, coletivamente questionaram:
Por que o cachorro come ração?
Por que nem todos os cachorros tem casa?
Por que ele não fica com a mamãe?
O cachorro toma banho?
A partir das perguntas, os Campos de Experiências, foram articulados e essa perspectiva de trabalho permitiu a fragmentação do conhecimento, mas, pautou-se na multirreferencialidade do currículo,
que tem sua epistemologia na complexidade e no movimento, defendida por Edgar Morin.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O tema do projeto foi decidido coletivamente pelas crianças, que, em comum opinião demonstraram interesse pelo cachorro, revelando o que já sabiam e o que queriam saber sobre a escolha.