HIGIENE E SAÚDE NO AMBIENTE ESCOLAR E FAMILIAR
“ “ Foram muito legais as atividades, ouvimos historinhas, músicas, visitamos a sala do dentista, fizemos trabalhinhos e agora sei que tenho que cuidar o que coloco na boca e que se não escovar direitinho o meu dente a cárie vai acabar com ele. “
ANA CAROLINA RAVAROTO BERTONCELLI | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Porque devemos ter uma boa higiene bucal ?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada na sala de aula no momento da higiene bucal onde, conversávamos sobre a importância de se ter uma boa higiene bucal e corporal diária e uma alimentação saudável e acabou despertando a curiosidade dos mesmos.
Objetivos
Proporcionar ao aluno formas de cuidados de higiene no dia a dia, no ambiente familiar e escolar.Desenvolver cidadãos conscientes da importância de se ter uma boa higiene bucal. Incentivar bons hábitos alimentares. Identificar as preferências alimentares dos alunos. Conscientizar sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos. Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde. Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos. Identificar frutas, legumes, raízes e a importância destes para a saúde. Reconhecer o produto industrializado como um alimento menos nutritivo e menos necessário ao seu desenvolvimento.
Comunidade de Aprendizagem
Convidar os profissionais da Unidade Básica da Saúde para uma roda de conversa com as crianças, com a apresentação de teatro, materiais lúdicos entre outros.Convidar os pais para participar de uma palestra com profissionais da saúde para que percebam que higiene pessoal da criança deve ser ensinada desde berço para que seja uma prática normal no seu cotidiano. Neste dia, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelas crianças, onde elas mesmas apresentarão aos pais e comunidade presente os conhecimentos adquiridos sobre o tema.
Articulação com o currículo
EIXO: IDENTIDADE E AUTONOMIA: Interação com a comunidade escolar, Hábitos: Higiene (controle dos esfíncteres, escovação, banho etc.) Alimentação (mastigação uso de utensílios) Repouso (sono, relaxamento, descanso) EIXO CORPO E MOVIMENTO: Percepção Corporal, movimentos fundamentais. EIXO CONHECIMENTO DO AMBIENTE FÍSICO, SOCIAL E CULTURAL: Alimentos origem: animal, vegetal e mineral; naturais e industrializados; higiene dos alimentos; alimentação saudável. Cores, formas, quantidades, sentidos.