Oficina Matemática do Tangram
“ "Eu adorei fazer o Tangram. Fiz uma tartaruga muito legal. O que nossa professora fez foi muito legal, fizemos um painel com as figuras montadas que ficou lindo. Adorei essas aulas. Foram as aulas de Matemática mais legais que eu já tive".
Grazieli Ferreira Ramão | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Como podemos tornar a aprendizagem da matemática mais divertida?
Expedição Investigativa
A professora trouxe ao conhecimento dos alunos a lenda do Tangram, que despertou bastante interesse. Depois de trabalhar os diversos conteúdos matemáticos relacionados ao tema, era necessário culminar com uma atividade diferenciada, onde os alunos pudessem usar a imaginação e criatividade. Então, foi proposto a criação de figuras livres, para posteriormente serem expostas.
Objetivos
- Retomar e construir conceitos relacionados às frações, através da sobreposição das peças do Tangram, estabelecendo e desenvolvendo a relação parte-todo.\n- Identificar figuras geométricas planas presentes no material, bem como suas características em relação aos lados, ângulos, áreas e perímetros.\n- Proporcionar ao aluno atividades matemáticas práticas de caráter lúdico, desenvolvendo seu raciocínio lógico e estimulando sua criatividade.
Comunidade de Aprendizagem
Estão envolvidos diretamente neste projeto os alunos do 6º e 7º ano e a professora de Matemática. O projeto também atingiu os demais alunos da escola, professores, funcionários e pais, pois o painel com os trabalhos criados ficou exposto na escola.
Articulação com o currículo
O projeto articula-se com o currículo, uma vez que envolve conteúdos matemáticos, raciocínio, concentração, atenção. Trabalha imaginação e criatividade, bem como estimula os talentos artísticos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorre através da escuta dos alunos.