Classificação: matemática
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Oficina Matemática do Tangram "Eu adorei fazer o Tangram. Fiz uma tartaruga muito legal. O que nossa professora fez foi muito legal, fizemos um painel com as figuras montadas que ficou lindo. Adorei essas aulas. Foram as aulas de Matemática mais legais que eu já tive".
Grazieli Ferreira Ramão | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Como podemos tornar a aprendizagem da matemática mais divertida?

Expedição Investigativa

A professora trouxe ao conhecimento dos alunos a lenda do Tangram, que despertou bastante interesse. Depois de trabalhar os diversos conteúdos matemáticos relacionados ao tema, era necessário culminar com uma atividade diferenciada, onde os alunos pudessem usar a imaginação e criatividade. Então, foi proposto a criação de figuras livres, para posteriormente serem expostas.

Objetivos

- Retomar e construir conceitos relacionados às frações, através da sobreposição das peças do Tangram, estabelecendo e desenvolvendo a relação parte-todo.\n- Identificar figuras geométricas planas presentes no material, bem como suas características em relação aos lados, ângulos, áreas e perímetros.\n- Proporcionar ao aluno atividades matemáticas práticas de caráter lúdico, desenvolvendo seu raciocínio lógico e estimulando sua criatividade.

Comunidade de Aprendizagem

Estão envolvidos diretamente neste projeto os alunos do 6º e 7º ano e a professora de Matemática. O projeto também atingiu os demais alunos da escola, professores, funcionários e pais, pois o painel com os trabalhos criados ficou exposto na escola.

Articulação com o currículo

O projeto articula-se com o currículo, uma vez que envolve conteúdos matemáticos, raciocínio, concentração, atenção. Trabalha imaginação e criatividade, bem como estimula os talentos artísticos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorre através da escuta dos alunos.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Espírito Santo

Diretor
Marelú Colombelli

Turma
6º e 7º ano

Número de alunos
23

Educadores
Professora Cláudia Winkelmann

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Sobradinho

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SOBRADINHO

Apoiadores
Direção da Escola; Sicredi

Assessoria Pedagógica
Costa & Costa Consultoria - Andréa Cristina Costa
"Durante o desenvolvimento desta oficina, foi possível perceber o entusiasmo e o interesse dos alunos pelas atividades realizadas com o Tangram. Através das estratégias e da dinâmica utilizada, foram desenvolvidos por meio da manipulação do material, conceitos relacionados à geometria e às frações promovendo a exploração dos raciocínios lógico e geométrico. É importante destacar também, a relevância do uso de materiais concretos nas aulas, pois despertam a curiosidade do aluno e estimulam sua vontade de aprender os conteúdos, além de desenvolver o gosto pela Matemática".
Cláudia Winkelmann | Professor(a)