Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
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Projeto

Significados e valores das festas juninas ....
.... | aluno(a)
...
... | responsável
Pergunta Exploratória

Por que temos sempre os mesmos alimentos nas festas juninas?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa começou com a leitura em slide da turma da Mônica Festa Junina dia 26/05 e a história mês de junho tem São João de Fábio Sombra & Sergio Penha. A partir dai os alunos tiveram a curiosidade de conhecer o produto mais utilizado nos alimentos da festa como o amendoim e o milho. Fomos ao Sítio Seis Irmãos no dia 14 de junho de 2017, e ao Bairro Romeu Furlan no dia onde puderam conhecer essas plantas e de onde vem esses alimentos. Além do amendoim e do milho usados na culinária das festas juninas conheceram outros plantas como o açafrão, o gengibre e o feijão.\nAo chegarmos fomos bem recebidos pela proprietária Dona Maria Francisca, que levou-nos para ver o amendoim colhido. Falou da plantação ao colhimento e quando está pronto para o consumo. Ela ofereceu as crianças o amendoim cru e torrado para degustarem. Falou sobre os benefícios e onde podemos usar na nossa...

Objetivos

Observar e conhecer os alimentos típicos de festas juninas da nossa cidade. Saber de onde vêm os produtos utilizados nos mesmos. Saborear e apreciar as coisas boas que a festa Junina proporciona.

Comunidade de Aprendizagem

No desenvolvimento das atividades observamos que houve cooperação mútua entre os alunos, a família que preparou receitas deliciosas com esses alimentos, sendo um lanche coletivo onde todos agiram em parceria, união, confiança, alegria, criatividade, inclusão e companheirismo. Para o encerramento teve a barraca da pescaria onde a comunidade escolar colaborou com doações de brinquedos para a barraca, sendo assim os alunos puderam participar da pescaria juntamente com os demais colegas da escola.

Articulação com o currículo

O projeto foi trabalhado de forma a abranger todas as disciplinas: Língua Portuguesa: Gênero História em Quadrinho Gibi: Festa Junina Turma da Mônica. Gênero receita; convite, música. Ordenação e sequência de ideias; Leitura, expressão oral; Verso, Estrofe e rimas; Interpretação oral e escrita; Leitura informativa;Releitura de Obras de Arte; Letras / sílabas / palavras / símbolos; Formação de frases; Gênero do substantivo; Grau do substantivo; Número do substantivo. Ortografia: de h; ch; nh; x. O uso do R/RR nas palavras e L com som de U. Origem e símbolos da Festa Junina. Ordem alfabética. Matemática: formas geométricas, sequência de números, Medida de tempo: dia meses e ano; Medida de comprimento; Sistema monetário brasileiro; Resolução de problemas. Construção de gráficos.Ciências Humanas e da Natureza: O ar, a água e o solo. A poluição. O meio ambiente, Os perigos em soltar balões. Zona Rural e Zona Urbana. A fertilidade do solo, Cuidado com as plantas.Germinação das sementes...

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do tema foi feita a partir do momento em que estávamos “mês de junho” onde a cidade começa a divulgar seus festejos juninos e também pelo enfeite no calendário que temos na sala de aula com o mês de junho todo enfeitado com bandeirinhas. Iniciou com a perguntada professora sobre que eles mais gostavam nas festas juninas? Responderam “a comida”, depois a dança e brincadeiras. Fizemos uma lista dos alimentos de festas juninas e observamos que o amendoim e o milho são muito usados nos pratos típicos nessa época. Um aluno perguntou: - “Porque tem sempre os mesmos alimentos nas festas juninas?” Outros começaram a questionar, sobre de onde vêmos alimentos usados na festa Junina, alguns falaram que em casa tinham visto a planta do amendoim, outros que o vizinho tinha plantação de milho. Então fomos conhecer essas plantas para saber como são cultivados esses alimentos e seus derivados

Ficha Técnica
Escola
Escola Rodolfo Trechaud Curvo

Diretor
Maria Aparecida Domingos

Turma
2º Ano “B”

Número de alunos
20

Educadores
Elaine Maria Ultramare Ribeiro Silva.

Estado
Mato Grosso

Município
Araputanga

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARAPUTANGA

Apoiadores
Sra.de Eliene Xavier Lima. Cooperação da dona do Sítio Seis Irmãos no municipal de Araputanga - MT: Senhora Francisca Maria Damacena, com informações relacionadas ao projeto. Cooperação das mães. Os professores, coordenadora e secretaria

Assessoria Pedagógica
Maria Auxiliadora de Oliveira
A cada expedição investigativa novas ideias iam surgindo, despertando nos alunos maior interesse pelo aprendizado. As brincadeiras, a música, a dança e a degustação dos pratos típicos proporcionou uma aprendizagem lúdica, prazerosa, divertida e gostosa para ambos, tanto para o educador como para os educandos.
Elaine Maria Ultramare Ribeiro Silva. | Professor(a)

Repercussão na mídia

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