Significados e valores das festas juninas
“ ....
.... | aluno(a)
“ ...
... | responsável
Pergunta Exploratória
Por que temos sempre os mesmos alimentos nas festas juninas?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa começou com a leitura em slide da turma da Mônica Festa Junina dia 26/05 e a história mês de junho tem São João de Fábio Sombra & Sergio Penha. A partir dai os alunos tiveram a curiosidade de conhecer o produto mais utilizado nos alimentos da festa como o amendoim e o milho. Fomos ao Sítio Seis Irmãos no dia 14 de junho de 2017, e ao Bairro Romeu Furlan no dia onde puderam conhecer essas plantas e de onde vem esses alimentos. Além do amendoim e do milho usados na culinária das festas juninas conheceram outros plantas como o açafrão, o gengibre e o feijão.\nAo chegarmos fomos bem recebidos pela proprietária Dona Maria Francisca, que levou-nos para ver o amendoim colhido. Falou da plantação ao colhimento e quando está pronto para o consumo. Ela ofereceu as crianças o amendoim cru e torrado para degustarem. Falou sobre os benefícios e onde podemos usar na nossa...
Objetivos
Observar e conhecer os alimentos típicos de festas juninas da nossa cidade. Saber de onde vêm os produtos utilizados nos mesmos. Saborear e apreciar as coisas boas que a festa Junina proporciona.
Comunidade de Aprendizagem
No desenvolvimento das atividades observamos que houve cooperação mútua entre os alunos, a família que preparou receitas deliciosas com esses alimentos, sendo um lanche coletivo onde todos agiram em parceria, união, confiança, alegria, criatividade, inclusão e companheirismo. Para o encerramento teve a barraca da pescaria onde a comunidade escolar colaborou com doações de brinquedos para a barraca, sendo assim os alunos puderam participar da pescaria juntamente com os demais colegas da escola.
Articulação com o currículo
O projeto foi trabalhado de forma a abranger todas as disciplinas: Língua Portuguesa: Gênero História em Quadrinho Gibi: Festa Junina Turma da Mônica. Gênero receita; convite, música. Ordenação e sequência de ideias; Leitura, expressão oral; Verso, Estrofe e rimas; Interpretação oral e escrita; Leitura informativa;Releitura de Obras de Arte; Letras / sílabas / palavras / símbolos; Formação de frases; Gênero do substantivo; Grau do substantivo; Número do substantivo. Ortografia: de h; ch; nh; x. O uso do R/RR nas palavras e L com som de U. Origem e símbolos da Festa Junina. Ordem alfabética. Matemática: formas geométricas, sequência de números, Medida de tempo: dia meses e ano; Medida de comprimento; Sistema monetário brasileiro; Resolução de problemas. Construção de gráficos.Ciências Humanas e da Natureza: O ar, a água e o solo. A poluição. O meio ambiente, Os perigos em soltar balões. Zona Rural e Zona Urbana. A fertilidade do solo, Cuidado com as plantas.Germinação das sementes...
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema foi feita a partir do momento em que estávamos “mês de junho” onde a cidade começa a divulgar seus festejos juninos e também pelo enfeite no calendário que temos na sala de aula com o mês de junho todo enfeitado com bandeirinhas. Iniciou com a perguntada professora sobre que eles mais gostavam nas festas juninas? Responderam “a comida”, depois a dança e brincadeiras. Fizemos uma lista dos alimentos de festas juninas e observamos que o amendoim e o milho são muito usados nos pratos típicos nessa época. Um aluno perguntou: - “Porque tem sempre os mesmos alimentos nas festas juninas?” Outros começaram a questionar, sobre de onde vêmos alimentos usados na festa Junina, alguns falaram que em casa tinham visto a planta do amendoim, outros que o vizinho tinha plantação de milho. Então fomos conhecer essas plantas para saber como são cultivados esses alimentos e seus derivados