Africanidade
Pergunta Exploratória
O que significa afrodescendente?
Expedição Investigativa
A expedição foi realizada no dia 7 de setembro de 2017 na Fazenda Jacobina Munícipio de Cáceres. Na visitação a fazenda conheceram construções feitas pelos escravos, alguns objetos da época e toda a história relatada pelo guia que é um dos futuros herdeiros da fazenda.
Objetivos
A igualdade de direito entre as das influências culturais africanas que faz parte das nossas raízes O Projeto tem por objetivo promover uma nova visão da História dos Africanos/ escravos no Período Colonial; proporcionar a valorização culturais e vieram com os escravos; oportunizar discussões sobre o reconhecimento e importância da cultura afrodescendente e tornar os educandos cidadãos capazes de respeitar etnias negra e branca.
Comunidade de Aprendizagem
As ações desenvolvidas contaram com o acompanhamento dos pais e responsáveis fornecendo materiais, colaborando com a aula a campo e com o desenvolvimento passo-a-passo do projeto.
Articulação com o currículo
Arte: Língua Portuguesa: linguagem oral e escrita; gêneros textuais: poema, conto, crônica, artigo de opinião, cartazes/painel, paródia, vocabulário de origem africana, recitas;\nHistória: contexto histórico Período Colonial.\nGeografia: Espaço (Fazenda); continentes Africano e Americano; maquete.\ncultura afrodescendente, máscaras, pintura, jogos, confecção de livrinhos.\n- roda de conversa; \n- leitura coletiva e individual; socialização de temas relacionados ao assunto africanidade;\n- Valores (igualdade de direitos entre as etnias negra e branca) \n- políticas afirmativas (cotas) \n- filme;\n- leitura de contos e fábulas africanas;\nConfecção de cartazes / painel;\n-Música;\n-Jogos;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Através de pesquisas descobriram sobre a história da fazenda Jacobina, a partir desse momento todos os alunos interessaram em visitá-la, e através de diálogo escolher o nome do projeto.