Lendo com minha família
“ O surgimento da literatura infantil esta relacionado com as relações familiares através da tradição oral, antes mesmo de surgir os livros as pessoas se reuniam para contar histórias. Nas histórias infantis, contos e fábulas quando contados a uma criança levam a oportunidade de apresentar o conteúdo da história, um encontro com a criança e o livro, permitindo de forma lúdica e imaginária desenvolver na criança o prazer pela leitura e a valorização do livro, preparando-os para a vida.
Cristiane Costa Da Silva | responsável
Pergunta Exploratória
Sabia que podemos viajar sem sair do lugar?
Expedição Investigativa
Realizou-se uma pesquisa com os pais sobre a prática de leitura. Questões: Você possui a prática da leitura? Tem livros em casa? Conta ou lê histórias para seus filhos? Com que frequência? Em sua casa, as crianças tem acesso aos livros para manipulação? Se você não tem a prática de leitura e nem o livro, gostaria de ter?Qual a importância da prática de leitura para você?
Objetivos
Desenvolver um trabalho coletivo juntamente com a família no ambiente escolar, visando incluir a família no processo de ensino aprendizagem, estimulando o crescimento do aluno, bem como sua autoestima.
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade escolar, contadora de histórias, hora literária e pasta Lendo Com Minha Família.
Articulação com o currículo
A articulação curricular na Educação Infantil se da com muita naturalidade onde através das experiências com os livros contemplam todos os conhecimentos e aprendizagens, esta articulação se da na transversalidade das grandes áreas do conhecimento: identidade e autonomia, intercomunicação e linguagem, conhecimento físico, social e cultural e noções lógico- matemáticas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O conselho de grupo aconteceu de forma interativa, antes e após cada atividade desenvolvida. Um momento de fundamental importância para a construção da cidadania.