Classificação: Drogas e Saúde
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Faça a diferença, diga não as drogas Ficamos chocados e impressionados por causa das realidades e histórias de vida que foram relatadas pelos usuários.
Turma do Oitavo Ano. | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Qual a história desse lugar? Quais as histórias de vidas que habitam neste lugar?

Expedição Investigativa

Centro Terapêutico Desafio Jovem Esperança

Objetivos

Promover uma conscientização em relação à prevenção do uso de drogas, bem como reconhecer comportamentos de riscos no contexto escolar, contribuindo na formação de uma cultura antidrogas na comunidade em que a escola está inserida.

Comunidade de Aprendizagem

- Enfermeira do ESF Verônica \n- Psicólogo Rodrigo Neves\n- Andreia Rangel, policial da Brigada Militar;\n- Professora de Judô Valquiria Conceição Ribeiro dos Santos

Articulação com o currículo

As atividades do projeto foram pensadas e articuladas com o currículo, e podem ser exemplificadas da seguinte forma:\nAções: Drogas – efeitos e consequências\nConteúdos: Ciências – efeitos de drogas no organismo; questões sociais; Sistema Respiratório; Sistema Nervosos e Sensorial; Doenças provocadas pelas drogas.\nAtividade: - Divisão da turma em grupos; \n- Realizar leitura sobre Gibis da Turma da Mônica e da Tina, que falam sobre Drogas; \n- Questionários sobre drogas, referentes às dúvidas do índice formativo;\n- Realização de pesquisa sobre drogas lícitas e ilícitas; \n- Organizar quadro sobre os tipos de drogas;\n- Montar quadro para fixar na sala de aula (Drogas – nome popular – tipo de droga – como é consumida – efeitos imediato e tardios do consumo).\nAção: Reconhecendo o estudo do ambiente\nConteúdo: Geografia - Relevo\nAtividade: - Desenvolvimento de pesquisa sobre o relevo do território expedicionado; Confecção de maquete; Confecção de mapas da localização.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Oliveiro Thaddeo

Turma
8º Anos do Ensino Fundamental

Número de alunos
43

Educadores
Professoras Lissandra Roggia Machado, Leila Fátima Morais Guedes, Angelina Silva de Freitas, Alessandro Lemes Chaves, Célia da Silva Braga, Flavia Pacheco Kemec.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Rosário do Sul

Cooperativa
SICREDI PAMPA GAÚCHO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ROSARIO DO SUL

Apoiadores
Comunidade, Esf 4 Bairro Ana Luiza, Brigada Militar, Prefeitura Municipal de Rosário do Sul, Judô da Progresso, Centro Terapêutico Desafio Jovem Esperança.

Eu adorei, o trabalho fora de sala de aula que foi proporcionado trouxe aos alunos maior envolvimento e contato direto com a realidade, neste caso com a experiência de vida real dos usuários de drogas. Este momento trouxe maior conscientização sobre os prejuízos causados com o uso de entorpecentes.