Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Repensando o Meio Ambiente
Pergunta Exploratória

Como surgiu a comunidade? O que vemos na comunidade? Como é o meio ambiente aqui? Qual o seu papel de cidadão em relação a preservação do Meio Ambiente? Quais as ações de sustentabilidade possíveis?

Expedição Investigativa

Expedição na Comunidade e Rio Itú

Objetivos

Resgatar e registrar a história do passado da comunidade e a atual da Barragem do Itú, utilizando e identificando diferentes fontes de informações. Perceber permanências e transformações no modo de vida da comunidade, conscientizando e orientando formas de reciclagens. E desta forma incentivar a comunidade escolar e local para a cidadania e o desenvolvimento sustentável.

Comunidade de Aprendizagem

Engenheira Civil Sandi Gehn, famílias da comunidade, escola.

Articulação com o currículo

Algumas das atividades propostas foram pensadas da seguinte forma:\n-Relacionando a Barragem do Itú: História – História oral, narratividade. Relações com povos da Mesopotâmia, e Povos Árabes. Relações com o Brasil Agrário e Minerações. Visitação nas casas mais antigas da comunidade, com entrevistas para descobrir histórias locais e transformações do local, fazendo um resgate histórico. Confecção de um memorial com dados coletados nas visitas.Roda de discussão pensando os conteúdos programados para as séries, com a expedição e dados coletados nas entrevistas.\n-Impactos e áreas da hidrelétrica – Palestra com a Engenheira Civil Sandi Gehn: Interdisciplinar. Roda de conversa com a Engenheira Civil responsável pela reforma da Hidrelétrica, trazendo informações sobre impactos no meio ambiente e áreas ocupadas para o funcionamento da mesma. \n-Matemática no Rio Itú: tabelas e gráficos. Através dos dados coletados da Engenheira, confeccionar tabelas e gráficos sobre a hidrelétrica.


Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F. Henrique Dias

Turma
6º ao 9º anos do Ensino Fundamental

Número de alunos
21

Educadores
Professoras Elhane Aparecida Mazui Colpo; Graciela Garcez Baldaço; Lourdes Terezinha Batista; Alice Ferreira Schmitt; Vanessa Martins, Elen Crestiane Fontoura; Catiuza de Andrades.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Manoel Viana

Cooperativa
SICREDI PAMPA GAÚCHO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MANOEL VIANA

Apoiadores
Comunidade, Eng Service, Sicredi, URI.

Após alguns momentos de realização das atividades, o tema do Projeto deve ser pensado sempre a partir das sugestões dos alunos, é necessário que seja motivo de curiosidade e interesse para que haja maior aderência e entendimento significativo das ações.