Repensando o Meio Ambiente
Pergunta Exploratória
Como surgiu a comunidade? O que vemos na comunidade? Como é o meio ambiente aqui? Qual o seu papel de cidadão em relação a preservação do Meio Ambiente? Quais as ações de sustentabilidade possíveis?
Expedição Investigativa
Expedição na Comunidade e Rio Itú
Objetivos
Resgatar e registrar a história do passado da comunidade e a atual da Barragem do Itú, utilizando e identificando diferentes fontes de informações. Perceber permanências e transformações no modo de vida da comunidade, conscientizando e orientando formas de reciclagens. E desta forma incentivar a comunidade escolar e local para a cidadania e o desenvolvimento sustentável.
Comunidade de Aprendizagem
Engenheira Civil Sandi Gehn, famílias da comunidade, escola.
Articulação com o currículo
Algumas das atividades propostas foram pensadas da seguinte forma:\n-Relacionando a Barragem do Itú: História – História oral, narratividade. Relações com povos da Mesopotâmia, e Povos Árabes. Relações com o Brasil Agrário e Minerações. Visitação nas casas mais antigas da comunidade, com entrevistas para descobrir histórias locais e transformações do local, fazendo um resgate histórico. Confecção de um memorial com dados coletados nas visitas.Roda de discussão pensando os conteúdos programados para as séries, com a expedição e dados coletados nas entrevistas.\n-Impactos e áreas da hidrelétrica – Palestra com a Engenheira Civil Sandi Gehn: Interdisciplinar. Roda de conversa com a Engenheira Civil responsável pela reforma da Hidrelétrica, trazendo informações sobre impactos no meio ambiente e áreas ocupadas para o funcionamento da mesma. \n-Matemática no Rio Itú: tabelas e gráficos. Através dos dados coletados da Engenheira, confeccionar tabelas e gráficos sobre a hidrelétrica.