Classificação: Histórias Infantis
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Era uma vez
Pergunta Exploratória

- Quais histórias que eu (criança) conheço dos livros? - Quais histórias que minha família me conta/me contou?

Expedição Investigativa

Biblioteca Municipal

Objetivos

Estimular a leitura entre as crianças através da contação de histórias, desenvolvendo a imaginação e criatividade e incentivando a prática prazerosa da leitura.

Comunidade de Aprendizagem

Família, Comunidade Escolar.

Articulação com o currículo

Ação: Compreendendo a minha história e a dos outros.\nÁreas/Conteúdos: Ciências Sociais: identidade, diferença, higiene.\nAtividades: - Leitura do livro “A menina bonita do laço de fita”: reflexão sobre a identidade e as diferenças;\n- Características das famílias por meio das histórias;\n- Roda de conversa e socialização sobre a história de cada aluno;\n- Cuidados com o corpo e com a higiene por meio de histórias;\n- Atividade sobre o Livro “ A bondade faz Milagre” : construção de uma caixa para angariar produtos (roupas, comida, livros) para ser doada à uma Instituição.\n- Atividade sobe o livro “ A cesta da Dona Maricota” : será construída uma cesta com alimentos trazidos pelos aluno, a qual será doada para o Asilo ( conhecer a história dos idosos e dos asilo).


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Presidente Vargas

Turma
1º ano

Número de alunos
16

Educadores
- Professora Tatiane Barão

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Cacequi

Cooperativa
SICREDI PAMPA GAÚCHO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CACEQUI

Apoiadores
Família, Comunidade Escolar.

Com o Projeto estamos podendo compreender que Ler histórias para as crianças é incitar o imaginário, provocar perguntas e buscar respostas, é despertar grandes e pequenas emoções como rir, chorar, sentir medo e raiva, emoções estas que vêm das histórias ouvidas e lidas. Juntos, livros, brinquedos e brincadeiras fortalecem ainda mais a construção de novos conhecimentos, favorecendo o desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo das crianças.