Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
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Projeto

Conte um conto contra a violência
Pergunta Exploratória

- O que é violência para você? - Você já sofreu violência verbal ou física? - Como evitar a violência? - Você já presenciou algum caso de violência? Como foi? - Como você acha que está a violência em Cacequi?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada na Rua, no espaço público com utilização de imagens, figuras e letras de musicas.

Objetivos

Desenvolver no educando valores relativos a paz e a não-violência através de experiências significativas para a vida de todos os seres do planeta.

Comunidade de Aprendizagem

Escola, Família, Comunidade Escola.

Articulação com o currículo

Ação: Contando a violência pelo Português.\nDisciplina/Conteúdo: Português: ortografia, produção textual, letras e música.\nAtividades: Trabalho com textos informativos sobre os tipos de violência;\n- Cinema com Pipoca: “O filho Eterno”; “Cidade de Deus”. Após assistirem os filmes os alunos construirão produção textual ou relatórios.\n- Uso de músicas para interpretação: “Ninguém é mais que ninguém”; \n“Uma construção de gênero denunciando a violência”\n- Frases: analise morfológica, vocabulário e obras lidas sobre o tema.\n- Dinâmicas:\n* A Mulher azul;\n* Colagem Coletiva;\n* Cenas Cotidianas;\n* Construção de uma sociedade;\n* Jogo do Naufrago;\n* Inventando a língua;\n* Para que serve as invenções humanas.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Eulália Irion

Turma
8º ano

Número de alunos
31

Educadores
- Professora Sirlei Bassan.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Cacequi

Cooperativa
SICREDI PAMPA GAÚCHO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CACEQUI

Apoiadores
Escola, Família, Comunidade Escola.

Com esse projeto poderemos perceber que a convivência baseada no respeito e na solidariedade tem sido algo cada vez mais desafiadora em nossa sociedade, pois o interesse coletivo vem sendo substituído gradativamente por padrões individualistas. Desta forma, trabalhar com o resgate de valores e a mediação de conflitos tornou-se algo primordial para construir um bom clima na escola e, dessa maneira garantir bons resultados no processo de ensino-aprendizagem.