Classificação: Leitura e Alfabetização
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Ler é Acelerar o Conhecimento!
Pergunta Exploratória

Como são as pessoas que estão e passaram na Praça?

Expedição Investigativa

Praça Municipal de Cacequi.

Objetivos

Desenvolver práticas de leitura de maneira alegre e divertida, através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas, acompanhando o desenvolvimento do aluno passo-a-passo, levando em conta as suas necessidades individuais.

Comunidade de Aprendizagem

Secretaria de Educação, Comunidade Escolar e Famílias.

Articulação com o currículo

* Diferenças entre as Profissões: História: Entrevista.\nPortuguês: Oralidade. Artes: identificação visual.\n- Cada aluno deverá entrevistar uma pessoa sobre seu trabalho;\n- A partir das diferenças entre as profissões, serão construídas adivinhações;\n- Os alunos identificarão as diferentes profissões por meio de desenhos que sinalizam elementos específicos de cada profissional;\n- Viagem a UFSM, para conhecer os cursos e as profissões.\n*Atividade sobre a Família: Português: Contação de histórias. Artes: confecção de painéis.\n- A professora irá contar uma história sobre as diferenças entre as famílias;\n- Os alunos irão construir uma árvore genealógica de suas famílias;\n* Cantinho da Leitura e dos Filmes: Português: Leitura e Interpretação Oral. Artes: ilustrações, pintura. Atitudes e Valores. Matemática: numerais. Ciências: relações entre os seres humanos.\n- Contação de História sobre as diferenças (O Patinho Feio);\n- Formação de Palavras, Caça-palavras, formação de frases;


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Especial Raio de Sol

Turma
Alfabetização

Número de alunos
13

Educadores
Professora Susana Mônego Elesbão

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Cacequi

Cooperativa
SICREDI PAMPA GAÚCHO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CACEQUI

Apoiadores
Secretaria de Educação, Comunidade Escolar e Famílias.

O projeto surgiu através de um passeio na Praça Municipal, onde os alunos tiveram a oportunidade de brincar e também observar as características das pessoas que estavam ou passaram por este local. Os alunos perceberam que as pessoas são diferentes e por se tratar de uma turma de alfabetização de alunos com necessidades especiais, o projeto visa desenvolver atividades de maneira lúdica e que proporcione curiosidade e interesse dos mesmos.