Conhecendo a identidade de Uruguaiana
Pergunta Exploratória
Como surgiu o município?
Expedição Investigativa
Passeio Curioso pelo Município de Uruguaiana, visitando bairros, centro e beira do Rio Uruguai.
Objetivos
Oportunizar aos alunos atividades que os levem a ampliar os conhecimentos sobre a história do município e sua valorização.
Comunidade de Aprendizagem
Palestrante Dra. Laura Antunes, Juíza do Trabalho e membro da Academia de Letras de Uruguaiana;\\\\nProdutor rural, Sr. Verlei e Comerciante Sra. Maria;\\\\nPalestrante do IBAMA e Pelotão Ambiental da Brigada Militar de Uruguaiana;\\\\nFuncionário da empresa BRK;\\\\nArtesã Celina e artista plástico de Uruguaiana, Lupi;\\\\n1ª Prenda e Peão do CTG Patrulha do Oeste;\\\\nAlunos e professoras da escola particular Laura Vicuña;\\\\nRepresentantes de religiões em Uruguaiana.
Articulação com o currículo
Algumas das atividades foram nominadas e articuladas Se eu fosse o(a) Prefeito(a): Português - Gêneros textuais; estruturação do texto; regras de ortografia; parágrafo; rima. -O que Uruguaiana tem?: História: Símbolos da cidade, pontos turísticos e localização escolar. -Qual a quantidade da população ontem e hoje?: Matemática: Gráficos e tabelas, Leitura e escrita de numerais, valor posicional dos algarismos. -Como é a minha terra?: Geografia: espaço geográfico do município(mapas) zona urbana e rural, hidrografia, relevo, economia, meios de transporte, países fronteiras e seus dialetos. -Quais os animais que temos?: Ciências: Diversidade de ambientes e de animais do seu espaço de vivência, modo de locomoção, revestimento do corpo e importância para o ambiente. Como está nosso Rio Uruguai?: Importância da água, do solo, do ar, da luz para os seres vivos. Arte: Conhecer e apreciar as produções de Artistas do município, danças. Educação física. Ensino Religioso.