Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Brinquedos e Brincadeiras
Expedição Investigativa

De posse da pergunta exploratória:
os alunos foram até a residência da colega Emelly Scheibe, localizada na Linha Cachoeirinha, no município de Nova Boa Vista, para entrevistar os seus pais e avós a respeito dos brinquedos e brincadeiras de sua infância.


Objetivos

Desenvolver a construção do processo de linguagem e do raciocínio lógico; a compreensão do ambiente natural e social através da exploração do lúdico.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos e professores do 1º ano da Escola Municipal Santos Anjos, bem como as famílias dos educandos.

Articulação com o currículo

LÍNGUA PORTUGUESA: Apropriação do sistema de escrita alfabético; Leitura, interpretação de textos diversos.
MATEMÁTICA: Formas geométricas; Percepção geométrica; Linguagem Matemática; Sistema de numeração de 0 a 99; Sequência numérica. Escrita numérica; Antecessor e sucessor; Maior que – menor que; Igualdade e desigualdade; Pertinência; agrupamentos. Ordem crescente e decrescente; Adição sem reserva. Medidas não padronizadas; Coleta de dados; Ordenação, organização e classificação de dados; Tipos de gráficos: gráfico de barras; Tipo de tabelas: lista.
ESTUDOS SOCIAIS: EU – CRIANÇA: nome e sua história; família; hábitos e valores; EU E A ESCOLA: espaço físico; profissionais e suas funções; direitos e deveres. EU E O MUNDO: local onde vivem, moradias.
CIÊNCIAS: CORPO HUMANO: características e mudanças; partes do corpo; sentidos; higiene corporal; alimentação.
EDUCAÇÃO FÍSICA: brincadeiras e jogos.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Anjos

Turma
Primeiro ano

Número de alunos
20

Educadores
Joelma Brum

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Boa Vista

Cooperativa
SICREDI REGIÃO DA PRODUÇÃO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA BOA VISTA

Assessoria Pedagógica
Silvana Lehenbauer
Este projeto vem motivando muito aos alunos e a mim, enquanto professora, pois tenho oportunidade de alfabetizar as crianças com aquilo que é mais significativo para elas: brincar.
Joelma Brum | Professor(a)