Brinquedos e Brincadeiras
Expedição Investigativa
De posse da pergunta exploratória:
os alunos foram até a residência da colega Emelly Scheibe, localizada na Linha Cachoeirinha, no município de Nova Boa Vista, para entrevistar os seus pais e avós a respeito dos brinquedos e brincadeiras de sua infância.
Objetivos
Desenvolver a construção do processo de linguagem e do raciocínio lógico; a compreensão do ambiente natural e social através da exploração do lúdico.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos e professores do 1º ano da Escola Municipal Santos Anjos, bem como as famílias dos educandos.
Articulação com o currículo
LÍNGUA PORTUGUESA: Apropriação do sistema de escrita alfabético; Leitura, interpretação de textos diversos.
MATEMÁTICA: Formas geométricas; Percepção geométrica; Linguagem Matemática; Sistema de numeração de 0 a 99; Sequência numérica. Escrita numérica; Antecessor e sucessor; Maior que – menor que; Igualdade e desigualdade; Pertinência; agrupamentos. Ordem crescente e decrescente; Adição sem reserva. Medidas não padronizadas; Coleta de dados; Ordenação, organização e classificação de dados; Tipos de gráficos: gráfico de barras; Tipo de tabelas: lista.
ESTUDOS SOCIAIS: EU – CRIANÇA: nome e sua história; família; hábitos e valores; EU E A ESCOLA: espaço físico; profissionais e suas funções; direitos e deveres. EU E O MUNDO: local onde vivem, moradias.
CIÊNCIAS: CORPO HUMANO: características e mudanças; partes do corpo; sentidos; higiene corporal; alimentação.
EDUCAÇÃO FÍSICA: brincadeiras e jogos.