Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
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Projeto

CUIDANDO DOS ESPAÇOS DA ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ DO CAPINGUI UMA TAREFA COLETIVA E COOPERATIVA Ficou bem mais fácil entender como se calcula o volume de um espaço a partir do momento em que o professor nos ensinou usando o minhocário que nós temos na escola e que fomos nós mesmos que ajudamos a construir. Agora eu entendo porque é importante saber calcular volume e sei como usar este conhecimento na minha casa e na propriedade dos meus pais.
Iasmin | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada em diferentes momentos, pois as turmas se organizaram de modo que cada turma, sob orientação de um de um professor, realizou a expedição investigativa em um dos ambientes de cuidado da escola: jardim, pomar, minhocário, pátio, horta escolar, etc. Os estudantes realizaram estudo exploratório nestes espaços que conheciam informalmente, descobrindo muitas coisas que antes não percebiam.

Objetivos

Desenvolver o sentimento de pertencimento à comunidade escolar, compreendendo a importância de tomar atitudes que preservem os espaços que são coletivos, bem como reconhecendo a cooperação e a participação como valores essenciais ao convívio social e ao exercício da cidadania.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, alunos, professores, funcionários e equipe técnica da EMATER/RS

Articulação com o currículo

Artes – Texturas, cores primárias e secundárias, formas e linhas, abstração.
Matemática – Área, porcentagem, juros, volume, peso, quatro operações, regra de três.
Linguagens – Produção de textos (gêneros variados), leitura e compreensão, relatório, memória e resumo, gramática e ortografia.
Ciências naturais – Tipos de solo, cuidados com a água, ervas medicinais, horta escolar.
Ciências sociais – Comunidade, conhecimento popular, demografia, origem de sementes nativas, etc.


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Fundamental São José do Capingui

Turma
Todas

Número de alunos
56

Educadores
Gislaine G. Vizioli, Luciano D’Cezari, Oliva D. Sganzerla, Carina Tibola, Janete Marcante, Lourdes B. Luza, Sandra M. R. Correa, Olinde V. Tibola, Mercedes F. Seben, Andréia Tibola, Samoel Fornari, Valesca B. Kuiava.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
David Canabarro

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE DAVID CANABARRO

A metodologia de projetos é importante especialmente no contexto das escolas do campo, na medida em que permite que a escola se aproxime mais da comunidade onde está inserida, partindo do saber popular das pessoas para construir outros saberes, promovendo o estudo do currículo escolar, sem fragmentações e levando em conta o que interessa no dia-a-dia dos alunos.