CUIDANDO DOS ESPAÇOS DA ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ DO CAPINGUI UMA TAREFA COLETIVA E COOPERATIVA
“ Ficou bem mais fácil entender como se calcula o volume de um espaço a partir do momento em que o professor nos ensinou usando o minhocário que nós temos na escola e que fomos nós mesmos que ajudamos a construir. Agora eu entendo porque é importante saber calcular volume e sei como usar este conhecimento na minha casa e na propriedade dos meus pais.
Iasmin | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada em diferentes momentos, pois as turmas se organizaram de modo que cada turma, sob orientação de um de um professor, realizou a expedição investigativa em um dos ambientes de cuidado da escola: jardim, pomar, minhocário, pátio, horta escolar, etc. Os estudantes realizaram estudo exploratório nestes espaços que conheciam informalmente, descobrindo muitas coisas que antes não percebiam.
Objetivos
Desenvolver o sentimento de pertencimento à comunidade escolar, compreendendo a importância de tomar atitudes que preservem os espaços que são coletivos, bem como reconhecendo a cooperação e a participação como valores essenciais ao convívio social e ao exercício da cidadania.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professores, funcionários e equipe técnica da EMATER/RS
Articulação com o currículo
Artes – Texturas, cores primárias e secundárias, formas e linhas, abstração.
Matemática – Área, porcentagem, juros, volume, peso, quatro operações, regra de três.
Linguagens – Produção de textos (gêneros variados), leitura e compreensão, relatório, memória e resumo, gramática e ortografia.
Ciências naturais – Tipos de solo, cuidados com a água, ervas medicinais, horta escolar.
Ciências sociais – Comunidade, conhecimento popular, demografia, origem de sementes nativas, etc.