Classificação: Comportamento
Período de desenvolvimento: 2013 - 1° semestre
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Projeto

Pode, Não Pode "Nós nos sentimos muito felizes em receber a abelhinha no nosso lar, foi muito importante para o nosso filho fazer parte deste brilhante projeto "A União faz a Vida". O engraçado é que ele dizia que a abelhinha estava voando e fazia o barulho zum, zum."
Roseli Aparecida de Oliveira Vicente, mãe de aluno | aluno(a)
Expedição Investigativa

Foi realizado no ambiente escolar, observando o comportamento das crianças durante o período em que estavam no Centro. As crianças apresentavam atitudes inadequadas, tais como: mordidas, tapas, empurrões e não aguardavam a sua vez.

Objetivos

Estimular a criança a respeitar os amiguinhos.
Reconhecer e identificar as regras de boa convivência (pode, não pode).

Comunidade de Aprendizagem

Houve envolvimento dos pais nas atividades propostas.

Articulação com o currículo

Múltiplas linguagens: linguagem oral, músicas, roda de conversa, relacionar oralidade, linguagem visual.
Linguagem escrita: pintura, confecção de cartazes.
Cultura e religião: afetividade, respeito, comportamento, convivência, reconhecer a si próprio, socialização, conhecer os diferentes grupos.
Coordenação motora: demonstrar figuras que simbolizam o comportamento.
Natureza e sociedade: reconhecer o valor da família.
Movimento: perceber e expressar sensações, sentimentos, ouvir, perceber e discriminar fontes sonoras e produções musicais, adquirir hábitos de cooperação em trabalhos de grupos, respeitando suas normas.


Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal Delfina Fornaciari Vinholi

Diretor
Marta Andrade Valério

Turma
Maternal I

Número de alunos
18

Educadores
Aparecida Guimarães Franco Boffe e Franciele Vergenes Marcuz Silva

Estado
Paraná

Município
Jandaia do Sul

Cooperativa
SICREDI VALE DO IVAÍ PR

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO JANDAIA DO SUL

Assessoria Pedagógica
Sirleide Aparecida Placidino Ridolfi
"Observei mudanças diárias no comportamento das crianças, verificando que eles reconhecem as regras, o que pode e o que não pode. E quando o amiguinho desrespeita alguma das regras, alguém logo aponta. Nos brinquedos, já respeitam a vez de cada um."