Curtindo a leitura
“ Gosto de ler com meus pais, ler de noite para meu irmãozinho, ler faz bem, ler e imaginar é tão bom, aprendemos muitas coisas lendo e a sacola da leitura viajante é muito legal.
Elizabeth | aluno(a)
“ Ver nosso filho com vontade de ler um livro e poder participar desse momento com ele é muito bom, gostamos muito desse momento de leitura em família e de ver nosso filho despertando para a leitura.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória
Em que momento do dia eu leio?
Expedição Investigativa
Visitamos a Biblioteca Pública Municipal, o Centro Cultural para contação de história promovida pela SMEC, em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil. Os alunos também ouviram histórias e conheceram um pouco sobre o autor Monteiro Lobato e sua obra.
Objetivos
Inserir o aluno como leitor na cultura letrada; Conhecer e compreender diferentes gêneros textuais; Favorecer o aperfeiçoamento da forma ortográfica; Criar e fortalecer o gosto pela leitura; Desenvolver a oralidade; Inserir e possibilitar produções orais e escritas. Tornar-se leitores habituais.
Comunidade de Aprendizagem
Família dos alunos e comunidade escolar
Articulação com o currículo
Língua portuguesa; Artes; Matemática; Produção textual; Interpretação; Reconto; Reescrita; Continuidade do processo de alfabetização e socialização; Aprimoramento da leitura e da escrita; Literatura infantil; Leitura de imagem; Práticas de leitura; Aprimoramento da leitura e da escrita; Gráficos e tabelas; Aprimoramento da leitura e da escrita; Leitura e escrita; Quatro operações; Gráficos e tabelas; Resolução de problemas; Produção textual; Interpretação; Reescrita; Reconto; Desenho; Práticas de leitura; Será desenvolvido um trabalho com a sacola de leitura, que terá livros e material para anotação deste momento com a família; Promover recontos, produções de textos, ilustrações e pesquisas; Será feito uma exposição de resenhas de histórias lidas pelos alunos com ilustrações em um mural que será exposto no corredor da escola; Doação de livros da família e da comunidade escolar; Organização do material a ser exposto em diferentes locais;